Número total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Portal Vintage 2007 – um vinho de exelência



Um vinho austero de aspecto, mas delicado no trato…
Um ano agrícola completamente atípico permitiu o surgimento do «Quinta do Portal Porto Vintage 2007», que acaba de chegar ao mercado nacional. Depois do sucesso com o Vintage de 2003, as expectativas estão fundamente altas com este novo néctar feito das castas touriga nacional, tinta roriz, touriga franca e tinta barroca.

«Portal Vintage 2007» um vinho de excelência que acaba de chegar ao mercado!

Um ano absolutamente atípico em termos climáticos permitiu o surgimento do «Portal Vintage Port 2007», o primeiro vintage elaborado na nova adega de envelhecimento da Quinta do Portal, desenhada por Siza Vieira.
Este néctar, que está na linha dos produtos de excelência, com a chancela da Quinta do Portal, acaba de chegar ao mercado, por um preço recomendado de 24,50 euros.
Assim, e depois do enorme sucesso do «Portal Vintage 2003» – classificado como Melhor Vinho Fortificado do Mundo e Medalha de Ouro na Categoria de Portos, pelo International Wine Challenger 2006 –, este é o vintage seguinte da Quinta do Portal, e que se espera alcance tanto ao mais sucesso do que o seu antecessor.
Paulo Coutinho, enólogo da Quinta do Portal, descreve este porto como tendo “particularidades próprias, uma vez que está moldado às novas exigências do mercado, sem menosprezar a típica austeridade destes vinhos enquanto novos”. Paulo Coutinho classifica-o como “austero de aspecto, mas delicado no trato, retinto quanto baste, frutado com notas de ameixa e figo, num perfil limpo e puro. Equilibrado, quase sedoso no ataque, segue-se o tanino firme a vincar a sua presença, complementado com uma acidez e álcool devidamente irmanadas e potenciadoras”.
Os vinhos da Quinta do Portal têm recebido uma série de distinções a nível nacional e internacional. As mais conceituadas publicações mundiais da especialidade têm provado a indiscutível qualidade dos seus néctares. Já este ano, o «Quinta do Portal Grande Reserva 2006» obteve 94 pontos na «Wine & Spirits» e 92 na «Wine Spectator» e na «Wine Enthusiast». Também o «Quinta do Portal Colheita 2006» foi aclamado pela crítica internacional, tendo sido considerado «Melhor Compra» pela «Wine Spectator» (89 pontos) e pela «Wine & Spirits» (87). Recentemente, a Wine & Spirits colocou a Quinta do Portal entre as melhores cem adegas de todo o mundo.