Número total de visualizações de página

terça-feira, 24 de novembro de 2009

«Auru 2007» da Quinta do Portal,







É a terceira vez na história da «Quinta do Portal» que o vinho de topo do ano tem “qualidade auru”, distinção máxima nos padrões de qualidade dos responsáveis desta quinta duriense. À semelhança do que aconteceu com os seus multipremiados congéneres de 2001 e 2003, o Auru Tinto 2007 é um produto de excelência, resultante da nobreza das castas Touriga Nacional (65%), Tinta Roriz (30%) eTouriga Franca (5%) plantadas nas vinhas da «Quinta do Portal», expostas a sul.
Foi um 2007 atípico em termos climatéricos que permitiu uma extraordinária qualidade de vindima nesse ano. Nesta nova versão, o Auru apresenta uma terceira casta na sua composição, a Touriga Franca, essencial para harmonizar a lotação do néctar.
Paulo Coutinho, enólogo da «Quinta do Portal», descreve o vinho como sendo “concentrado de cor, evidenciando no nariz aromas marcadamente silvestres bem interligados com frutos pretos e ainda um leve apimentado. Final longo e lascivamente prolongado, leva-nos a concluir que estamos perante mais um belo exemplo do que o Douro é capaz de produzir”.
Trata-se, pois, um vinho que estagiou em cascos novos de carvalho francês, durante 14 meses, e que tem a faculdade de poder ser incluído numa dieta vegetariana, dado o seu baixo teor calórico.
De acordo com os responsáveis da «Quinta do Portal», este néctar vindimado manualmente é único, exclusivo e recluso de apenas 1 883 garrafas, 276 mag’s e 15 duplas magnuns de três litros para clientes exclusivos. O preço recomendado de venda ao público é de 83 € a garrafa.
Os seus antecessores foram agraciados em vários concursos nacionais e internacionais. O Auro 2003 foi Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas e Medalha de Bronze no Internacional Wine Challenge de Londres. Já o Auru de 2001 ganhou o Prémio de Excelência da Revista de Vinhos, a Medalha de Ouro no International Wine Challenge de Londres e a Medalha de Prata no Decanter Awards.
A «Quinta do Portal», que fica localizada na Região Demarcada do Douro, mais precisamente em Celeirós do Douro, no vale do rio Pinhão, abraçou com toda a paixão o conceito “Boutique Winery”, dedicando-se à produção de vinhos DOC Douro, Vinhos do Porto de categorias especiais e Moscatel do Douro, tendo sido recentemente disitinguida pela Wine & spirits como uma dos 100 top winnerys of the world.