Número total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Auru 2007 e Colheita 2007 da Quinta do Portal distinguidos internacionalmente!




Dois vinhos da Quinta do Portal acabam de receber excelentes notas por parte de duas das mais reputadas publicações especializadas na área de vinhos.
A prestigiada revista norte-americana Wine Advocate atribuiu 94 pontos ao Auru Tinto 2007, vinho de topo da Quinta do Portal, cujos responsáveis só atribuem a distinção «auru» quando o vinho atinge os padrões de excelência máximos. Trata-se da nota mais alta alguma vez atribuída pela publicação e pelo crítico Robert Parker à Quinta do Portal.
O Auru 2007 é um produto de excelência, resultante da nobreza das castas Touriga Nacional (65%), Tinta Roriz (30%) eTouriga Franca (5%) plantadas nas vinhas da «Quinta do Portal. Parker considera que estamos perante “um vinho jovem e exuberante, sedoso e elegante, repleto de sabor e impecavelmente equilibrado”. É um vinho concentrado de cor, evidenciando no nariz aromas marcadamente silvestres, bem interligados com frutos pretos e ainda um leve apimentado. O vinho estagiou em cascos novos de carvalho francês, durante 14 meses, e tem a faculdade de poder ser incluído numa dieta vegetariana, dado o seu baixo teor calórico.
Todos os vinhos com a chancela Auru receberam prémios em vários concursos nacionais e internacionais. O Auru 2003 foi Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas e Medalha de Bronze no Internacional Wine Challenge de Londres. Já o Auru de 2001 ganhou o Prémio de Excelência da Revista de Vinhos, a Medalha de Ouro no International Wine Challenge de Londres e a Medalha de Prata no Decanter Awards.
Também o Portal Colheita de 2007 recebeu 89 pontos por parte da Wine & Spirits, classificado pela revista como «best buy». Vinificado a temperaturas relativamente baixas, este néctar tem um perfil aromático, marcado pelos 60% de Tinta Roriz, a grande responsável pelo aroma intenso e pujante de fruto vermelho, nomeadamente cereja e alguma amora. Compota e notas de madeira complexam mais o aroma com algumas especiarias. Redondo e estruturado na boca, possui uma bela acidez e equilíbrio. O final de boca é longo, sedutor e complexo.
A «Quinta do Portal», que fica localizada na Região Demarcada do Douro, mais precisamente em Celeirós do Douro, no vale do rio Pinhão, abraçou com toda a paixão o conceito “Boutique Winery”, dedicando-se à produção de vinhos DOC Douro, Vinhos do Porto de categorias especiais e Moscatel do Douro, tendo sido já disitinguida pela Wine & spirits como uma dos 100 top winnerys of the world.