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quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Quinta do Portal no elenco do Douro Film Harvest




O Douro Film Harvest vai passar pelo complexo do produtor duriense Quinta do Portal, situado no concelho transmontano de Sabrosa. Depois de uma primeira edição coroada de sucesso, o certame regressa ao Douro entre os dias 7 e 11 de Setembro, tendo a emergente cinematografia argentina como convidada especial e a Quinta do Portal como parceiro
Este festival descentralizado de cinema, uma iniciativa da Turismo do Douro, com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, da Estrutura de Missão do Douro e do Turismo de Portugal, que se realiza à porta da época de vindimas, é visto como uma forma de integrar a cultura do vinho no cinema, promovendo a região junto da máquina da indústria cinematográfica, que começa a olhar para o imenso vale de vinhedos como um cenário privilegiado para filmagens. É assim que a Quinta do Portal decidiu associar-se a este evento, disponibilizando as suas instalações para a realização de um workshop e duas master class integrando nomes de topo do mundo da comunicação que, de uma forma ou de outra, estão ligados ao meio de produção audiovisual.
O publicitário Edson Athayde, o estratega e gestor António Alaby e um dos mais reputados biógrafos da actualidade, Laurence Bergreen, vão estar na Quinta do Portal, para falar sobre a ponte entre a publicidade, a escrita e o cinema e ficarão alojados numa das unidades de enoturismo da Quinta do Portal, a Casa das Pipas. De 8 a 11 de Setembro, Edson Athayde dirige “O Rapaz das Fotografias Eternas: Do Livro ao Filme”. Neste workshop, cinco candidatos vão ser desafiados a escrever um roteiro para uma curta-metragem, a partir do texto do primeiro romance do publicitário, “O Rapaz das Fotografias Eternas”. Deste período de afinação dos projectos e de discussão com o autor e com os restantes participantes, sairá um guião vencedor.
A 9 de Setembro, Alaby lança o debate numa master class sobre “Cinema, Que media é esse?”, numa análise sobre a relação actual entre os media e a propaganda. O gestor de comunicação vai dar exemplos de cada um deles, para melhor interiorização das diferenças existentes, apresentando um estudo de caso do Seminário “Cinema: que Media é esse?”, que coordena no Festival do Rio desde 1999. Em cima da mesa vão ainda estar questões relativas às oportunidades de mercado entre Portugal e Brasil. Conhecido estratega no meio brasileiro, António Alaby já trabalhou em agências como a JWThompson e a McCann Erickson, e é actualmente vice-presidente do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, tendo criado o Prémio Melhor Acção de Product Placement do Cinema Brasileiro.
A complementar os trabalhos de Athayde e Alaby, a 10 de Setembro Laurence Bergreen falará sobre “Writing History Bookswith a Dramatic Structure”, ou sobre como escrever livros na lógica de se tornarem filmes. Nesta master classe, Bergreen propõe uma discussão sobre a pesquisa e narração de histórias reais, usando as técnicas de romances e filmes.

Conforto, glamour e funcionalidade são a “alma” do renovado Meliá Gaia Porto





O Hotel Meliá Gaia Porto vai apresentar oficialmente, no próximo dia 9 de Setembro, pelas 18h00, o seu renovado espaço – «Food & Friends».
Trata-se de uma área, com cerca de mil metros quadrados, que engloba com a característica de open space o lobby, o restaurante, bem como o bar daquela unidade hoteleira.
De acordo com Mónica Gonçalves, directora-geral do Hotel Meliá Gaia Porto, o conceito dado a este renovado espaço, cuja obra esteve a cargo do designer Carlos Santos e da empresa Stylelab, traduz-se numa maior funcionalidade, aproveitamento de espaço, confluência entre as pessoas, bem como dinamismo quer visual, quer físico.
Mobiliário contemporâneo em tons areia, pérola e cinza chumbo com apontamentos de cores fortes e peças de arte e decorativas de grande requinte e glamour, fazem do novo «Food & Friends» um espaço de frequência obrigatória!
O reformulado restaurante, com capacidade para mais de 100 lugares e cuja área se denomina agora de «Food», aposta na cozinha tradicional portuguesa sob a orientação da chef Elisabete Moreira. Aqui os clientes, em determinadas situações, poderão apreciar a confecção dos seus pratos, em estilo show-cooking. As sobremesas são servidas em regime buffet, onde há a possibilidade de degustar deliciosas receitas da tradicional doçaria conventual.
O renovado bar, que se transformou num dos espaços mais dinâmicos e privilegiados do Hotel Meliá Gaia Porto, já que é uma espécie de epicentro de toda a área intervencionada, possui uma grande luminosidade proveniente da existência de uma ampla clarabóia, que é fortemente potenciada por uma espectacular e gigantesca escultura, em forma de candeeiro.
Nada foi deixado ao acaso por Carlos Santos e a equipa da Stylelab. Assim, o novo lobby – a área «Friends» – é agora como que um prolongamento do bar e do restaurante, onde se destacam áreas aparentemente mais reservadas, mas que funcionam, também, com o espírito open space. Recantos mais intimistas e acolhedores ideais para a leitura, para uma conversa mais reservada ou até mesmo uma reunião de trabalho.
A pensar no cliente business em particular, mas em todos os clientes em geral, o conceito “in home out home” é especialmente valorizado no Hotel Meliá Gaia Porto que continua a apostar num serviço personalizado e altamente acolhedor, onde pessoas e espaço “falam” a mesma linguagem.