Número total de visualizações de página

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cozinha duriense apresenta-se no Rio de Janeiro, Brasil!






A Quinta do Portal, situada na região do Douro, tem apostado de forma cada vez mais vincada na qualidade do seu serviço de restauração, bem como na própria gastronomia. Nas mãos do chef Milton Ferreira está o desafio de preparar menus gourmet e tradicionais, que combinem na perfeição com os néctares da Quinta do Portal.

Assim, de 19 a 26 de Novembro, o chef Milton Ferreira estará num dos restaurantes de referência do Rio de Janeiro, o Garden, a preparar menus de degustação portugueses, harmonizados com vinhos da Quinta do Portal. Este produtor duriense há muito que elegeu o mercado brasileiro como prioritário e tem vindo a marcar presença nas cartas de vinhos dos melhores restaurantes e aumentado consideravelmente o seu volume de negócios neste país.

No Restaurante da Quinta do Portal, em Sabrosa, Milton Ferreira desenvolve propostas de menus gourmet (para um mínimo de duas pessoas), de onde constam um amuse-bouche, uma entrada, um prato (peixe ou carne) e uma sobremesa. Quem optar por esta refeição, terá ainda direito a conhecer a adega e a participar numa prova de vinhos produzidos por esta empresa. O preço varia entre os 35 euros por pessoa, no caso de um menu sem vinhos, e os 40, se a refeição incluir os vinhos da Quinta do Portal pré-seleccionados de acordo com a ementa.


Dentro destas propostas, a escolha é vastíssima e de despertar o apetite dos mais exigentes gourmands. Entre as entradas, saliente-se, por exemplo, a sopa fria de melão com crocante de presunto, a trouxa de alheira sobre rebentos aromáticos e redução de Quinta do Portal Porto LBV 2003 ou o creme de ervilhas com presunto.

Já no que toca aos pratos, é também grande a variedade, e pode passar, entre outros, pelo bacalhau com broa, pelos filetes de linguado recheados com espargos em molho de espumante Mural e açafrão, pelo peito de frango recheado com alheira e couve, jus de vinho tinto e vegetais verdes, entre muitos outros, todos com a assinatura do chef Milton Ferreira.

Situada em Celeirós do Douro, Sabrosa, a Quinta do Portal é uma casa portuguesa, familiar e independente que abraçou com toda a paixão o conceito de boutique winery, dedicando-se à produção de vinhos DOC Douro, Vinhos do Porto de categorias especiais e Moscatel, bem como, mais recentemente, do azeite «Portal».

Receber 2011 na Casa das Pipas com a paisagem deslumbrante do Douro como cenário





A Casa das Pipas e a Casa do Lagar, unidades de enoturismo da Quinta do Portal, criaram programas verdadeiramente inesquecíveis para a noite de passagem-de-ano. Tendo o Douro como cenário privilegiado para as despedidas de 2010 e boas-vindas a 2011, o fim-de-ano vai ser marcado pelo conforto, boa gastronomia e vinhos de qualidade superior. Quem escolher passar a última noite de 2010 nestas prestigiadas unidades de enoturismo tem também a oportunidade de ficar a conhecer o local onde nascem alguns dos melhores vinhos do mundo, bem como o armazém de envelhecimento com a assinatura de Siza Vieira, o mais conceituado arquitecto português. Momentos que serão certamente inesquecíveis e que trarão uma nova energia para encarar um novo ano.

O programa de fim-de-ano pode ter apenas uma noite ou ser alargado a três, aproveitando assim o fim-de-semana prolongado. No primeiro caso, os hóspedes chegam no dia 31 e são recebidos com um vinho do Porto, um excelente aperitivo para o jantar confeccionado pelo chef Milton Ferreira, servido às 20h00 no Centro de Visitas. «Saladinha de feijão-frade com ovo de codorniz escalfado, emulsão de ervas e flor-de-sal», o «Bacalhau em duas texturas em puré de castanha com picadinho de pimentas e pasta de azeitona preta» assim como a «Vitela barrosã grelhada sobre espuma de abóbora com mousse de grelos» são só algumas das sugestões. Uma refeição perfeita que só poderia ser acompanhada por vinhos de excepção criteriosamente seleccionados, como é o caso dos néctares da Quinta do Portal.
À meia-noite a despedida de 2010 é feita com passas e Espumante Mural. As primeiras horas de 2011 têm um buffet de doces e frutas, acompanhado por Moscatel e Vinho do Porto da Quinta do Portal. À 1h é servida uma ceia, chocolate quente e mignardises.

Para a estada há duas opções: a Casa das Pipas, com quartos standard, single ou superior, ou a Casa do Lagar, com quartos quádruplos, para dois adultos e duas crianças até aos 12 anos.
No dia 1 de Janeiro, os visitantes podem optar por fazer o check-out após o pequeno-almoço ou por ficar mais algumas horas, usufruindo tranquilamente de um almoço buffet (40 euros por pessoa), de uma visita às adegas e caves de envelhecimento de vinhos e de uma prova dos melhores néctares da Quinta do Portal. Os preços deste programa variam entre os 133,75 e os 200 euros por pessoa.

Quem desejar aproveitar em pleno o fim-de-semana prolongado, pode optar pelo alojamento durante três noites, cujos valores por pessoa oscilam entre os 266,25 euros na Casa do Lagar e os 515 euros na Casa das Pipas.

A Casa das Pipas é uma unidade cuja matriz se faz de xisto e que vive o vinho e a vinha a cada detalhe de decoração. A qualidade deste espaço foi já distinguida com o prémio «Best of Wine Tourism» e, mais recentemente, com o galardão «Chave Verde», atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa graças à sua gestão ambientalmente responsável. Também recentemente, a Quinta do Portal foi considerado um dos 10 melhores destinos enoturísticos do mundo.