Número total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Espumantes Vértice distinguidos pela Wine Advocate



É uma das notas mais altas de sempre atribuídas pelo crítico de vinhos Robert Parker a um espumante português. O «Vértice Espumante Gouveio Bruto 2004», produzido pelas Caves Transmontanas, mereceu 90 pontos na crítica publicada na prestigiada revista Wine Advocate. Este espumante, feito exclusivamente da casta Gouveio, mostra-se poderoso, equilibrado e crocante, apresentando uma densidade muito boa. Proveniente do Cimo Corgo, o «Vértice Espumante Gouveio», teve vinificações de 50% em inox, a uma temperatura compreendida entre os 13 e 16º, com o intuito de enaltecer os aromas primários, e os restantes 50% em barricas de carvalho francês. Dados os altos critérios de qualidade, só foram para o mercado 5 890 garrafas.
Esta foi a nota mais alta atribuída pela referida crítica, mas outros três espumantes mereceram também distinções pela revista: o «Espumante Pinot Noir CC&CP», co-produzido pelo enólogo das Caves Transmontanas, Celso Pereira, e por um produtor bairradino, Carlos Campolargo, com 89 pontos; o «Vértice Espumante Bruto Reserva 2007», com 88 pontos e o «Vértice Rosé Espumante Bruto 2009» com 87 pontos. Robert Parker faz ainda menção nos seus escritos à qualidade crescente dos vinhos de mesa produzidos pelas Caves Transmontanas e à renovação efectuada recentemente no portfólio de vinhos.
A história do produtor «Caves Transmontanas» remonta ao início dos anos 80, num ambicioso projecto de produção de espumantes de qualidade superior. A aliança da Schramsberg Vineyards & Cellars da Napa Valley com as Caves Riba Tua e Pinhão no Alto Douro originaram a fundação das «Caves Transmontanas», que começou a sua actividade comercializando espumantes com a chancela de qualidade de uma das mais antigas regiões demarcadas do mundo, mais propriamente o Cimo Corgo.
Atingidos os objectivos iniciais com os espumantes «Vértice», rapidamente se passou para a produção de vinhos DOC/Douro, com o mesmo sucesso. A produção traduz-se num cuidado personalizado e com altos padrões de qualidade, atenta ao detalhe em detrimento da produção de massa, factores que ditam que muitas colheitas sejam rejeitadas por não atingirem os patamares de excelência que a empresa impõe ao mercado e a si própria. Resta referir que os espumantes «Vértice» são comercializados, em Portugal, pela Vinalda.

Jantar de Ano Novo em casa sem ter de passar o dia na cozinha!





Para oferecer um jantar de reveillon inesquecível não é preciso passar o último dia do ano na cozinha. Dedique-se à decoração da casa e à escolha da roupa certa, porque o bbgourmet trata do resto!
Receber a família e os amigos em casa na noite de passagem-de-ano não significa passar horas na cozinha para ter na mesa as melhores opções gourmet e a doçaria tradicional da época. O grupo de restauração bbgourmet poupa-lhe o trabalho e a preocupação, levando-lhe a casa os pratos típicos da quadra, como o polvo, o bacalhau ou o peru, sem esquecer doces como o bolo-rei, as trouxas-de-ovos, bolo de chocolate ou o pudim abade Priscos. São pratos confeccionados com a garantia de qualidade destes restaurantes portuenses, que têm na excelência da escolha dos produtos e na preparação das refeições as suas imagens de marca.
A sofisticação da última refeição do ano fica assim garantida, permitindo-lhe ter tempo livre para decorar a casa, preparar todos os detalhes da festa e escolher a toilette mais indicada para uma noite de glamour e alegria. Uma forma perfeita de impressionar os convidados e de encarar a chegada do novo ano sem qualquer tipo de preocupação.
As entregas ao domicílio têm lugar nos dias 29, 30 e 31 de Dezembro e podem ser adquiridas antecipadamente, já que são preparados com técnicas que garantem durações prolongadas. As refeições são pré-cozinhadas, pelo que apenas é necessário finalizá-las em casa num curtíssimo espaço de tempo. Os menus são acompanhados da guarnição habitual nestes pratos, como a batata e penca cozidas, migas de grelos e molho fervido de cebola e colorau. A doçaria, uma das imagens de marca do bbgourmet, faz parte deste pacote de entregas, onde constam o indispensável bolo-rei, pão-de-ló, pudim abade Priscos, papos de anjo, bolo de chocolate, fios de ovos, trouxas de ovos, rabanadas e sonhos. As encomendas podem ser feitas através do endereço electrónico geral@bbgourmet.net ou marcando o 226093289. Caso dispense a entrega ao domicílio, os menus podem ser levantados no bbgourmet Maiorca, cuja morada é: Rua António Cardoso, 301, no Porto.