Número total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Armazém de envelhecimento de vinhos desenhado por Siza Vieira faz subir em 20% enoturismo da Quinta do Portal





O enoturismo do produtor vitivinícola duriense Quinta do Portal conheceu um crescimento de cerca de 20 por cento no ano de 2010, muito por força da inauguração do armazém de envelhecimento de vinhos desenhado pelo arquitecto Siza Vieira. Sendo propriedade deste produtor, a imponente estrutura é, também, factor de atracção para todos quantos procuram o Douro e mais concretamente Sabrosa, uma das portas de entrada da região que chama cada vez mais turistas. Este armazém representa um complemento valioso ao pólo turístico que a Quinta do Portal decidiu lançar há alguns anos, e do qual fazem ainda parte duas unidades hoteleiras de charme – Casa das Pipas e Casa do Lagar –, bem como um restaurante, uma adega e uma sala de visita com provas.
O armazém, para lá de permitir um melhor envelhecimento dos vinhos devido às suas excelentes condições de temperatura, é uma estrutura multifacetada, da qual fazem ainda parte um auditório, uma loja e uma sala de provas com capacidade para mais de 100 pessoas. Tais capacidades permite-lhe receber encontros e conferências, como aconteceu recentemente com o Douro Film Harvest, e estabelecer uma série de parcerias que, por efeito de arrastamento, potencializam o armazém e o número de hóspedes da Casa das Pipas.

Para 2011 estão a ser negociados mais alguns eventos de projecção nacional e estão a ser criados percursos internos para os visitantes percorrerem a Quinta do Portal tirando partido de todas as potencialidades do espaço.

A Casa das Pipas é uma unidade cuja matriz se faz de xisto e que vive o vinho e a vinha a cada detalhe de decoração. A qualidade deste espaço foi já distinguida com o prémio «Best of Wine Tourism» e com o galardão «Chave Verde», atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, graças à sua gestão ambientalmente responsável. Também recentemente, a Quinta do Portal foi considerado um dos 10 melhores destinos enoturísticos do mundo pela prestigiada revista Forbes.

Quinta do Portal:
Sediada em Celeirós do Douro, Sabrosa, a Quinta do Portal dedica-se ao conceito boutique winery, e, até há pouco tempo, especialmente à produção de vinhos DOC Douro, vinhos do Porto de categorias especiais e moscatéis. Mais recentemente começou a produzir azeite e conta, ainda, no seu projecto com uma vertente enoturística assente em duas unidades de turismo que têm merecido vários prémios. Os galardões conquistados nacional e internacionalmente pelos seus vinhos têm conferido a esta empresa uma marca de qualidade e distinção.