Número total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ouro para a Quinta do Portal no Mundus Vini com o «Grande Reserva Tinto 2007»




O «Grande Reserva Tinto 2007» da Quinta do Portal arrecadou uma Medalha de Ouro na 12ª edição do concurso internacional Mundus Vini, realizado em Neustadt, na Alemanha.


Trata-se de um dos vinhos da Quinta do Portal que melhor receptividade obteve por parte dos wine lovers e um dos melhores exemplos do que a região duriense pode oferecer em termos vinícolas.

Lançado apenas nos anos em que a colheita permite a produção de um vinho de excepção, este «Grande Reserva Tinto 2007» é um néctar forte e vigoroso, mas simultaneamente elegante. Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Francesa são as castas que o compõem e na boca é possível detectar o estágio em cascos novos de carvalho francês, que lhe conferem um toque quente e floral, transbordando a espiritualidade e saber da mais antiga região demarcada do mundo: o Douro!

O concurso Mundus Vini é considerado a maior “prova cega” a nível mundial. Os provadores não fazem ideia qual o vinho que estão a provar, pelo que o julgamento é feito sem condicionalismos de qualquer espécie, conferindo assim maior autenticidade aos resultados.

Em outro fórum, a prestigiada revista norte-americana Wine Enthusiast distinguiu o «Quinta do Portal Colheita 2009» como uma das “melhores 100 compras em 2012”. Atribuindo-lhe uma pontuação de 93 pontos, a conceituada publicação vínica classificou-o como um vinho “muito elegante, equilibrado na acidez, com notas de frutos vermelhos e de envelhecimento em casco de madeiras, prometendo um bom envelhecimento em garrafa”.

Sediada em Celeirós do Douro, Sabrosa, a Quinta do Portal dedica-se ao conceito boutique winery, designadamente à produção de vinhos DOC Douro, vinhos do Porto de categorias especiais e moscatéis. Mais recentemente começou a produzir azeite. Conta, ainda, no seu projecto com uma vertente enoturística assente em duas unidades de turismo rural e num armazém de envelhecimento de vinhos desenhado pelo arquitecto Siza Vieira, que têm merecido vários prémios. Os galardões conquistados, nacional e internacionalmente, pelos seus vinhos têm conferido a esta empresa uma marca de qualidade, distinção e prestigio.