Número total de visualizações de página

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Mulher, mãe, criadora, trabalhadora: Uma exposição interactiva, de Alexandre Santos, para ver no InArts!




Alexandre Santos regressa dia 17 de Novembro ao InArts, no Centro Empresarial Lionesa, em Matosinhos, desta feita com uma exposição em que os visitantes vão ser convidados a interagir e que pretende evocar o papel central da mulher no desenvolvimento das cidades modernas.

A mostra, que estará patente por um mês, será composta por 35 obras de desenhos, com várias personagens femininas, profissões, expressões, sentimentos e olhares. “É uma homenagem à mulher como promotora do desenvolvimento enquanto mãe, criadora e trabalhadora”, resume Alexandre Santos, para quem “decididamente, a mulher é o sexo forte”.

É ideia do autor que a exposição tenha uma forte vertente de interactividade, pelo que vai ser solicitado aos visitantes que utilizem as 15 frases existentes no catálogo para identificarem a obra que lhes transmite o que está escrito. Um desafio, uma vez que existem 35 obras. “São frases sobre as mulheres, para as mulheres”, resume Alexandre Santos.

Imagem de marca do artista é a intervenção no espaço físico da exposição. Por isso, a galeria sofrerá alterações na sua estrutura usual, para que seja passado o conceito como um todo. O cor-de-rosa, a tonalidade mais directamente conectada com o universo feminino, será a cor dominante do espaço.

O InArts já tinha recebido uma exposição do pintor, «Downtown», feita à base de colagens de papel. Esta mostra de desenhos é uma forma mais célere de reunir obra e comunicar com as pessoas que têm vindo a seguir o seu trabalho.

Estarão, também, expostas as obras criadas no âmbito do último «Oportoshow», em que foram convidados designers e artistas plásticos a intervir numa cadeira de exterior, tendo algumas das obras criadas sido premiadas. Esta é uma forma de Alexandre Santos contribuir para a “divulgação de novos olhares e mentes criativas”.

Com objectivos, serviços e posicionamento inovadores no mercado de arte, o InArts promete ser o parceiro ideal para investidores ou coleccionadores. Numa altura em que a indefinição dos mercados continua a ser grande, a arte prefigura-se como uma das fontes de investimento mais segura. O InArts, localizado em Leça do Balio, Matosinhos, presta serviços qualificados e personalizados a todos os clientes, nomeadamente nas áreas de aconselhamento, restauro, certificação, peritagem e pesquisa. Paralelamente realiza também eventos, como organização de feiras ou bienais e leilões de arte.

A internacionalização de artistas nacionais e a introdução de novos criadores estrangeiros no mercado nacional são outros dos propósitos deste estúdio de arte.

Francesinha com vitela fumada é a nova proposta arrojada do grupo de restauração bbgourmet



É um dos pratos mais apreciados pelos portuenses e pelos clientes dos restaurantes bbgourmet em particular. À francesinha tradicional do bbgourmet com linguiça de porco preto, o grupo apresenta agora uma nova variante, francesinha com vitela fumada. Uma proposta ousada que os responsáveis acreditam casar na perfeição com os ingredientes que tradicionalmente fazem parte da iguaria portuense.


Além do pão de corte fino, compõem a francesinha do bbgourmet a salsicha fresca, o fiambre da perna, o cachaço de porco cozinhado, o queijo e, naturalmente, a distinção do molho. Terá agora a companhia de uma vitela fumada desenvolvida e preparada nas cozinhas do bbgourmet, confeccionada com métodos ancestrais para preservação da qualidade do ingrediente. Primeiro, a carne é marinada num preparado de sal e especiarias, sendo de seguida envolta numa crosta de especiarias num fumeiro quente com madeiras aromatizadas. Por fim, é submetida a uma cozedura em vácuo a baixa temperatura.

As novidades não se ficam por aqui. Se é certo que o segredo da francesinha, em grande parte, está no molho, nada como estar sempre a tentar melhorá-lo. Nessa busca da superação, o bbgourmet decidiu também reformular esta vertente tão importante na francesinha, tornando o molho ainda mais cremoso, sem recurso a farinhas, mantendo-o picante, como se espera neste prato.

No conjunto dos três restaurantes - bbGourmet Maiorca, bbgourmet Bull&Bear e bbgourmet loja -, a francesinha é o prato mais popular e mais vezes requisitado pelos clientes, sobretudo aqueles que estão fidelizados. Com a apresentação desta segunda versão, os responsáveis do grupo bbGourmet acreditam que esse estatuto possa vir a ser ainda mais reforçado. Assim, com esta proposta de valor acrescentado, o preço da francesinha sofreu uma actualização, tendo um custo de 11 euros.

Desde a sua fundação, em 2007, o grupo de restauração bbgourmet tem por lema disponibilidade total para servir o cliente, diversificando e indo de encontro às necessidades de cada um, sempre tendo no estilo de vida gourmet um denominador comum a toda a oferta.

Com presença em dois dos melhores locais da cidade, o bbgourmet Maiorca, situado na Rua António Cardoso, na zona do Campo Alegre, e o bbgourmet Bull&Bear, situado em plena Avenida da Boavista, são espaços ideais para conviver à volta dos petiscos ou de uma degustação mais sofisticada, oferecendo gastronomia portuguesa confeccionada com uma criteriosa selecção de ingredientes. Mais recentemente, abriu um novo espaço, situado no Península Boutique Center, na Boavista, que proporciona refeições gourmet em apenas cinco minutos.