Número total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Quinta do Portal lança o seu primeiro espumante

O Quinta do Portal Espumante Super Reserva Rosé Bruto 2008 é a última aposta deste produtor, que assim reforça o seu portfólio de vinhos. Um espumante desenhado para uma recepção ou cocktail, mas também para acompanhar refeições com carnes brancas ou salmão.

É o primeiro espumante produzido na Quinta do Portal, o que por si só carimba a qualidade do novo vinho. O Quinta do Portal Espumante Super Reserva Rosé Bruto 2008 marca a vontade do produtor em diversificar e apresentar novos produtos ao mercado, numa altura em que o consumo de espumantes tem vindo a ganhar terreno e o Douro tem vindo a afirmar-se também nesta variante de vinhos.


Trata-se de um espumante visualmente cativante, apelativo no nariz e com um consumo multifacetado, porque acompanha bem uma recepção, um cocktail, uma conversa entre amigos na esplanada, ou vai bem à mesa com uma grande variedade de pratos.

De leve cor salmão, apelativo e refrescante, este espumante é definido por Paulo Coutinho, enólogo da Quinta do Portal, como sendo “de bolha fina e persistente, com um frutado muito presente, o que lhe imprime grande frescura”. Todavia, nota-se também “a complexidade do fermento ou panificação de um espumante que já sofreu uma boa evolução em garrafa”. Sério em boca, “revela boa mousse, bela acidez e um final elegante e promissor”.

O Quinta do Portal Espumante Super Reserva Rosé 2008 foi elaborado respeitando o método clássico champanhês, a partir das castas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Cercial. A fermentação base foi feita em lote, a baixa temperatura, de forma a evidenciar os sabores primários. Uma vez obtido o lote final, foi efectuada a segunda fermentação em garrafa, onde se iniciou a caminhada por forma a domar o espírito irreverente das castas durienses.

Com um grau de alcoolemia de 12,50, foram produzidas cerca de 6000 garrafas deste espumante, que deve ser servido em copo flûte no caso de uma recepção, ou num copo de vinho branco, se for consumido durante uma refeição. PVP 16,99€.

A Quinta do Portal, que fica localizada na Região Demarcada do Douro, mais precisamente em Celeirós do Douro, no vale do rio Pinhão, abraçou o conceito “Boutique Winery”, dedicando-se à produção de vinhos DOC Douro, vinhos do Porto de categorias especiais e Moscatel do Douro, tendo sido distinguida pela Wine & Spirits como uma dos 100 top Winery of the World. Possui, ainda, um complexo enoturístico constituída por duas unidades hoteleiras de charme, a Casa das Pipas e a Casa do Lagar e um armazém de envelhecimento de vinhos desenhado pelo arquitecto Siza Vieira. Aos seus visitantes, disponibiliza também uma sala de visitas para provas e um restaurante gourmet que privilegia a cozinha tradicional portuguesa, com a cozinha a ser comandada pelo chef Milton Ferreira. A revista Forbes elegeu a Quinta do Portal como um dos melhores dez destinos enoturísticos do mundo e este produtor já foi, igualmente, distinguido com o Best of Wine Tourism, provas claras da marca de qualidade associada à empresa.