Número total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Vinhos da Quinta do Portal alcançam altas pontuações na Wine Advocate



Os vinhos da Quinta do Portal mereceram altas pontuações nas provas realizadas pela prestigiada revista norte-americana Wine Advocate. Robert Parker, um dos mais notáveis críticos de vinhos mundiais, destacou, especialmente, o Portal Grande Reserva Tinto 2007 e o Auru 2001, atribuindo-lhes 94 e 93 pontos, respectivamente.

Os vinhos deste produtor duriense alcançaram algumas das mais altas classificações entre os 287 vinhos nacionais a concurso, sendo de realçar os 92 pontos dados ao Portal Grande Reserva Tinto 2009, os 91 pontos do Portal Touriga Nacional e os 90 pontos do Portal Touriga Franca 2009 e do Portal Reserva Tinto 2009.

Este é só mais um reconhecimento da qualidade dos vinhos que a Quinta do Portal leva até aos seus consumidores, mas torna-se particularmente relevante, uma vez que a presença da Quinta do Portal no mercado dos Estados Unidos da América tem vindo a crescer de forma considerável. Este é, aliás, o principal destino de exportação neste momento, estando os responsáveis da empresa a prever que, a este ritmo, dentro de aproximadamente três anos possa superar o mercado interno.

Todo continente americano é um mercado com grande potencial e que está a ser explorado pela Quinta do Portal. Em alguns países assiste-se ao surgimento de uma classe média/alta com bom poder aquisitivo e que mostra uma grande adesão a novos produtos de uma gama média/alta. Canadá e Brasil são já destinos consolidados pela Quinta do Portal e a Colômbia, um mercado muito grande, é agora uma grande aposta deste produtor, onde os vinhos tintos de topo de gama, reserva e grande reserva, têm uma presença assinalável.

A Quinta do Portal, que fica localizada na Região Demarcada do Douro, mais precisamente em Celeirós do Douro, no vale do rio Pinhão, abraçou o conceito “Boutique Winery”, dedicando-se à produção de vinhos DOC Douro, vinhos do Porto de categorias especiais e Moscatel do Douro, tendo sido distinguida pela Wine & Spirits como uma dos 100 top Winery of the World. Possui, ainda, um complexo enoturístico constituída por duas unidades hoteleiras de charme, a Casa das Pipas e a Casa do Lagar e um armazém de envelhecimento de vinhos desenhado pelo arquitecto Siza Vieira. Aos seus visitantes, disponibiliza também uma sala de visitas para provas e um restaurante gourmet que privilegia a cozinha tradicional portuguesa, com a cozinha a ser comandada pelo chef Milton Ferreira. A revista Forbes elegeu a Quinta do Portal como um dos melhores dez destinos enoturísticos do mundo e este produtor já foi, igualmente, distinguido com o Best of Wine Tourism, provas claras da marca de qualidade associada à empresa.

 

«Casa da Lavand’eira» convida para uma noite de folia neste Carnaval


Ninguém vai levar a mal, bem pelo contrário. O Carnaval é este ano, mais do que nunca, uma oportunidade para deitar para trás das costas as preocupações e deixar soltar a folia.

A Casa da Lavand’eira, unidade de turismo rural situada em Ancede, concelho de Baião, criou um programa especial para assinalar o Entrudo, com muita animação musical e um jantar com as típicas iguarias durienses à mesa. Na noite de sábado, 9 de Fevereiro, o salão de festas da Casa da Lavand’eira tem 200 lugares disponíveis para viver momentos inesquecíveis de lazer e degustação. As entradas contam, por exemplo, com rojõezinhos, pataniscas, moelinhas, bola de carne regional, espetadinhas de queijo. Depois de um caldo da Lavand’eira com aromas do campo, é servida uma perna de porco assada em forno a lenha com molho de maçã assada, batatinhas assadas, arroz de forno e legumes salteados. Para sobremesa a aposta é uma tarte de chocolate gelada com macedónia de morangos. Noite dentro, é servido um caldo verde e bifanas.

Vá mascarado de bombeiro, polícia, árabe, índio ou cowboy e ainda se habilita a ganhar o prémio surpresa que será atribuído à melhor fantasia, durante uma noite que terá o cantor popular Marante como o grande animador e a marcar o ritmo da folia noite dentro. Tudo por apenas 25 euros por pessoa.  

O salão de eventos proporciona vistas extraordinárias e uma interacção com a natureza envolvente da Casa da Lavand’eira, graças à sua estrutura em madeira e amplas vidraças para o exterior. O salão está equipado com bar, ar condicionado, lareira e tem uma cozinha dedicada a pratos e petiscos tradicionais. É ideal para a realização de festas de casamento, aniversários, comunhões, festas familiares, reuniões de empresas, congressos, acções de formação, festas temáticas ou exposições.

A Casa da Lavand’eira tem oito suites, todas com casa de banho privativa e aquecimento central, duas salas de estar, sala de jantar, sala de jogos e cozinha com lareira tradicional. Uma capela de elevado valor artístico, um museu de carros antigos, um picadeiro e uma piscina semiolímpica fazem também parte do rol de ofertas. A escassos metros do solar, existe ainda uma pequena casa, também ela reconstruida, com kitchenette e dois quartos, ideal para uma família com filhos pequenos.