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terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Custoitex aumenta volume de vendas em 20% e reforça em 2013 aposta na internacionalização




A aposta na inovação e nas exportações valeu à Custoitex um aumento do volume de vendas na ordem dos 20%, num ano que se adivinhava particularmente difícil.


A estratégia de internacionalização que teve início em 2010 foi coroada de êxito, com as exportações a representarem já 10% do total de vendas, quando em 2011 esse número cifrava-se em cerca de 3%.

Sandra Morais, administradora da empresa, revela-se “optimista” para o ano em curso, acreditando que “é expectável uma subida dos nossos produtos para exportação, face à receptividade que a marca Collove tem vindo a ter em mercados como Alemanha, França e Espanha”. Apesar de o mercado europeu ser a área de actuação preferencial em termos de internacionalização, a Collove tem presença também no imenso mercado norte-americano, “onde se regista uma grande apetência para comprar português. Isso mesmo podemos verificar nas feiras onde temos participado, como as de Nova Iorque ou a de Las Vegas”.

Apesar da exploração dos mercados externos, as vendas intra-muros também registaram um comportamento superior ao ano de 2011. “Não descuramos o mercado nacional, onde reforçamos a nossa presença de forma relevante e alargada a todo o Continente e também às ilhas”, ressalva Sandra Morais.

Comercializando as marcas Collove, Coll e D’ Ella, a Custoitex apresenta duas colecções por ano, e para 2013 estão prometidas surpresas, quer no que diz respeito a produtos de moda, quer em termos de produtos técnicos. Na carteira de projectos está uma gama de produtos para desporto e uma aposta mais intensa em produtos para homem.

A venda digital também avança durante o corrente ano. Nesse sentido, está para ser firmada uma parceria com outra empresa do mesmo ramo de actividade, a Figfort - especializada em lingerie, para que seja aberta uma loja online. O novo ponto de venda estará alojado no maior shopping online, o «Brandsbreeze».

“A parceria com indústrias complementares é muito importante para empresas com a dimensão da nossa. Acreditamos que juntos ganhamos outra força e implementação no mercado”, defende a administradora.

A Custoitex-Distribuição de produtos têxteis, Lda iniciou a sua actividade na década de 90, sob a sigla Coll Internacional. Dedicava, nessa altura, a sua actividade à distribuição dos collants Coll, apenas no retalho alimentar. Trata-se de uma empresa familiar com elevado know how na produção de collants e roupa interior sem costuras. A família dedica-se a esta actividade desde 1976. Actualmente tem como responsável Sandra Morais, que assumiu desde 2008 a gerência desta empresa.