Número total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Normalização, Metrologia e Qualificação vão estar em reflexão e exposição na Exponor


 
O sector empresarial está hoje perfeitamente ciente de que os critérios de qualidade nas suas empresas são cada vez mais uma marca distintiva para vencer em mercados competitivos. Indo ao encontro dessa necessidade de mercado, também a Exponor vê na ‘Qualidade’ uma componente fundamental de estratégia empresarial e decidiu, por isso, avançar com o Fórum e Exposição de Normalização, Metrologia e Qualificação.
Este evento de estreia na Exponor, que se realiza dias 26 e 27 de Setembro, é co-organizado pelo IPQ - Instituto Português da Qualidade e pela APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade, e vai assentar nos três pilares que formam o Sistema Português de Qualidade: normalização, metrologia e qualificação.
São cada vez mais as sociedades que reconhecem esta realidade e o que ela representa para os seus critérios de produtividade e de competitividade. Ao actuar em mercados crescentemente exigentes, as empresas enfrentam a necessidade de produzir mais riqueza do que aquela que consomem. Isso é possível definindo objectivos de qualidade que, uma vez alcançados, vão ao encontro das expectativas dos consumidores e clientes.
Agregar pessoas, empresas e organizações nacionais e internacionais num pólo de reflexão e debate é o objectivo central do fórum, que conta com um programa vasto e uma equipa técnica qualificada. Reunindo os mais importantes players que actuam nesta área, realizar-se-ão palestras para discutir assuntos técnico-profissionais e demonstrar a importância da utilização de normas, minicursos e acções de formação, o prémio SPQ da Qualidade, a exposição de produtos e serviços e uma mostra sobre a história e evolução da metrologia em Portugal.
Um dos pontos altos é a atribuição do ‘Prémio de Qualidade’. Esta distinção procurará selecionar e diferenciar soluções com melhores condições de competitividade no mercado externo. Internamente, a iniciativa resultará como incentivo à excelência de trabalhos académicos de carácter inovador e funcionará como incentivo à melhoria da qualidade dos produtos e serviços portugueses, sobretudo os que tenham contribuído para o aumento do nível de exportações.



Ceranor, a maior feira de homeware em Portugal,
regressa à Exponor entre 5 e 8 de Setembro



A 23ª adição da Ceranor - Casa Hotelaria, Decoração e Brinde regressa em Setembro à Exponor para reforçar o seu posicionamento de liderança enquanto maior feira de homeware que se realiza em Portugal.
O certame, que se realiza de 5 a 8 de Setembro, é uma vez mais o palco privilegiado para os profissionais do sector poderem apresentar as suas mais recentes novidades, reforçarem relações comerciais e realizarem negócio através de troca de ideias e oportunidades e tem como novidades o estreitamento de relações com a Galiza e a aposta nas economias emergentes de África.
A Ceranor quer reforçar a sua presença junto dos vizinhos galegos e, como tal, foi assinado um protocolo com o Colégio Oficial de Decoradores e Designers de Interior da Galiza, tendente à divulgação do evento junto dos associados desta instituição, para que visitem a Ceranor.
Angola, Moçambique e Marrocos são os países identificados como boas oportunidades de negócio, para os quais a organização apostou numa forte campanha de divulgação, para perceber as necessidades destes mercados e adaptar a oferta à procura.

Destaque ainda para uma iniciativa paralela, que permite alargar o âmbito da feira: “Espaço Tendências na Decoração de Eventos”. Serão apresentadas cinco mesas de tendências na decoração de eventos.

Este ano com cerca de 150 expositores, entre fabricantes, importadores, representantes e criadores, a Ceranor vai voltar a receber a visita dos principais profissionais do sector, assim como de compradores oriundos de países estrangeiros que procuram aquilo que de bom se faz em Portugal, com soluções inovadoras e diferenciadoras.
A par do aspecto estritamente profissional, mas também tendo em vista cativar para o «made in Portugal» através dos afectos, está estabelecida uma parceria com empresas de hotelaria e restauração e instituições relevantes da cidade onde o design e decoração marcam presença arrojada, para cimentar a região o Porto junto dos visitantes como um pólo mundial nesta área.