Número total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Quinta do Portal convida a celebrar o amor
na romântica ‘Casa das Pipas’

A Casa das Pipas, unidade hoteleira da Quinta do Portal, propõe que o ‘Dia de São Valentim’ seja celebrado no romântico cenário duriense. Um charmoso hotel, um jantar gourmet romântico e o fruir de uma obra arquitectónica de excelência são propostas da Quinta do Portal para aumentar ou reacender a chama da paixão.
Assim, depois do wellcome drink, o casal está convidado a visitar o armazém de envelhecimento de vinhos da Quinta do Portal, obra arquitectónica premiada da autoria de Siza Vieira, onde estagiam nas condições ideais os vinhos da Quinta do Portal. O jantar de São Valentim, preparado pelo chef Milton Ferreira, apela aos sentidos e emoções, e começa logo com uns aperitivos surpresa, porque também de surpresas boas se faz o amor. Para entrada o chef vai preparar ‘Cogumelos Salteados com Paixão’ e ‘Almofadinhas de Alheira Tradicional’. Seguidamente, será servida uma ‘Tentação de Vitela’ e ‘Foie Gras com abraços de Legumes Delicados’. A rematar o repasto, um ‘Vesúvio de Chocolate’ acompanhado de gelado de baunilha.

Jantar e estadia de uma noite têm um preço de 190 euros, sendo possível optar por ficar duas noites, por 295 euros, com um jantar e visita ao armazém de envelhecimento. Para quem quiser só usufruir da gastronomia requintada do chef Milton Ferreira, o valor da refeição é de 35 euros por pessoa. 

Edição deste ano da Expozoo
bate recorde de visitantes!

A Expozoo- VIII Exposição do Mundo Animal bateu na última edição, que se realizou nos passados dias 18 e 19 de Janeiro, o recorde de visitantes, tendo passado pelo recinto da Exponor, o maior Centro de Congressos do Norte, mais de 31 mil pessoas.
Os números do ano passado, que se cifraram em cerca de 20 mil visitantes, eram já muito animadores quer para a organização, quer para os expositores, factores aliás que determinaram um acréscimo de 50% de área expositiva na feira.
O programa diversificado e abrangente foi um dos trunfos para chamar mais pessoas até à Exponor, com destaque para as demonstrações ao vivo, realizadas no ‘Espaço Dartacão’ por diversas entidades, entre elas a PSP, GNR, Bombeiros Voluntários de São Mamede Infesta e Serviços Prisionais. Palestras formativas sobre cuidados de saúde e comportamentais a ter por parte dos donos dos animais, foram também muito concorridas por parte dos visitantes.
Naturalmente, os expositores ficaram agradados com a enorme afluência de público à feira, naquela que é uma grande oportunidade para divulgar as suas empresas e produtos e realizar parcerias tendo em vista o aumento do volume de negócios.

Concursos caninos e felinos, exposições de animais exóticos, coelhos anões, aves raras, terrários, aquascaping, demonstração de aquashow e um campeonato nacional de grooming fizeram parte do programa de uma feira que reforçou o seu estatuto de montra privilegiada em termos comerciais deste setor e de grande fórum de reflexão sobre a vida animal.

«Horta Comigo» reúne na Exponor
todo o setor ligado à terra

A Exponor estreia, de 13 a 16 de Fevereiro, a «Horta Comigo», uma feira que pretende reunir todo o setor dedicado ao laboro da terra, nomeadamente ao cultivo de pequenos espaços em ambiente urbano.
O interesse crescente da população das grandes cidades em ter um pequeno espaço verde foi o ponto de partida para este certame que, para lá de ter em exposição tudo o que está ligado ao referido setor, conta também com uma série de workshops para ajudar os interessados a cultivar ou a melhorarem os seus dotes com dicas e truques. Compostagem caseira/vermicompostagem, cursos de hortas de varanda ou um curso de sobras requintadas são alguns dos encontros já agendados.
Por necessidade ou prazer, o certo é que as hortas urbanas estão a multiplicar-se e, aos poucos, as cidades estão a ficar mais verdes e saudáveis. A atual conjuntura económica está a promover o interesse por formas de vida cada vez mais sustentáveis, associadas não só a questões financeiras, mas sobretudo à descoberta de sensações de bem-estar psicológico e físico.
E para saber como melhor aproveitar e potenciar o seu espaço verde ou até mesmo ‘aquela’ varanda lá de casa, que quase não usa, a «Horta Comigo» vai mostrar-lhe, mesmo tudo, sobre o cultivo, as suas especificidades, seja em pequenas parcelas de terra, seja em espaços livres, como as ditas varandas ou terraços.
Em exposição estarão produtos naturais e artesanais, utensílios, equipamentos, plantas, sementes e substratos, numa variedade de soluções que se adapta a qualquer gosto.

Trata-se de uma feira dirigida ao público em geral, estando de portas abertas das 17h00 às 23h00, dias 13 e 14, e das 11h00 às 23h00, dias 15 e 16. A entrada no certame tem um custo de dois euros.