Número total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Qualifica’2014 aposta na juventude
e no estímulo das “Mentes Brilhantes”


Desportos radicais, workshops, dança, castings, street art e muita diversão asseguram alguns dos pontos altos da Qualifica – 7.ª Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que se realiza entre 13 e 16 de março na Exponor.
Com o estímulo às “Mentes Brilhantes” como mote escolhido para a edição de 2014, o Ano Europeu do Cérebro, o certame aposta em fazer sobressair todo o potencial dos jovens enquanto futuro do País em preparação. Daí que a diversão, a criatividade, a formação e o emprego dominem estes quatro dias que a Exponor – Feira Internacional do Porto vai dedicar à exaltação da juventude.
Para tal, foi concebido um programa centrado nas questões mais importantes para essas faixas etárias, não deixando de ir também ao encontro das preocupações de pais, educadores e formadores.
Assim, o lançamento da “Idiot Week/Semana das Ideias” é um dos principais focos de atenção ao disponibilizar exposições, mostras e workshops de arte urbana, assinalando ao mesmo tempo o 2.º aniversário da organização cultural e revista online «Idiot Mag».
Para os mais de 40 mil visitantes esperados, haverá também momentos lúdicos de street dance e danças africanas, DJs, desportos radicais, skate park e slackline, bandas ao vivo, casting de atores e modelos, sessões de make-up e cabelos pela «Space Milan Models» em parceria com a revista Mais Educativa, desfiles de moda e workshops diversos na área da criatividade e do empreendedorismo.
Estão ainda agendadas uma sessão de autógrafos com o ator e modelo “FF” (Fernando Fernandes) e outra com o ator Diogo Costa Reis, bem como a presença do graffiter “Mr. Dheo” que mostrará os seus dotes ao vivo, onde este e outros artistas terão uma autocaravana e uma carrinha frigorífica como telas.
O incentivo de ideias de “Mentes Brilhantes” vai fazer-se igualmente através da disponibilização de uma parede em esferovite para qualquer um dar largas à sua criatividade e mostrar publicamente aquilo de que a sua imaginação é capaz.
Esta edição da Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego dá, assim, o lugar central aos jovens, dado que tem por objetivos despertar consciências, desenvolver o espírito crítico, inspirar e sensibilizá-los para a importância da arte na sua formação.
Propondo uma experiência dinâmica, onde a cultura e a arte desempenham um papel de relevo, a Exponor associa ao evento a grande vertente do emprego e da formação, privilegiando a presença de alguns dos mais prestigiados estabelecimentos de ensino, que ali apresentarão os seus projetos e explicarão por que são os melhores. No mesmo sentido, estarão também presentes entidades de importância incontornável neste setor, como é o caso do IEFP ou da Fundação Champalimaud e do seu projeto ligado à educação e à investigação, a par de outros institutos, centros e empresas de formação e de recursos humanos, associações setoriais e profissionais, politécnicos, escolas superiores, universidades e forças armadas.
A feira inclui a realização do Congresso Nacional da Formação Profissional, sob o tema “Gestão da Qualidade no E-Learning”, a cargo do Forma-te, a conferência “Competitividade, empregabilidade e internacionalização”, promovida pela «Conclusão», um workshop sobre “Discalculia, avaliação e intervenção”, da responsabilidade da «Clínica da Educação», e várias outras ações apostadas em promover a formação e a empregabilidade dos jovens.