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terça-feira, 22 de abril de 2014

PortoJoia vem à rua celebrar bodas de prata
com comerciantes, designers e turistas

A PortoJoia - Feira de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria está a lançar um programa de comemoração dos seus 25 anos, para envolver público, comerciantes, fabricantes, designers e outros profissionais ligados à criatividade.
Designada "PortoJoia sai à rua", uma das parcerias conta a ACP - Associação dos Comerciantes do Porto e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, assentando num repto às empresas para se empenharem em campanhas promocionais temáticas nas sucessivas datas festivas, tendo como objetivo o incentivo à compra de artigos deste sector.
Com a participação daquelas duas entidades, a “PortoJoia sai à rua” garante um efetivo envolvimento dos diversos profissionais de toda a cadeia de compra e a sensibilização pública para a qualidade dos produtos nacionais, tanto junto dos consumidores portugueses como dos inúmeros turistas com que a Turismo do Porto e Norte contacta, em Portugal e no estrangeiro.
A comemoração dos 25 anos da feira, que se cruzam com a história de sucesso de muitas empresas do sector, levou também ao lançamento de uma provocação aos fabricantes para produzirem peças alusivas às bodas de prata da PortoJoia, alargando dessa forma os efeitos das parcerias e a dinamização de uma plataforma de networking, de afirmação e valorização da marca.
Paralelamente, também designers, arquitetos e outros criadores foram desafiados a participar no 1.º Precious Design, um concurso destinado exclusivamente aos profissionais que se encontram já no mercado de trabalho. A proposta é recorrer a materiais alternativos para dar corpo às novas tendências em peças de adorno pessoal, refletindo numa peça única o espírito do momento histórico que são as bodas de prata da PortoJoia.
Com período de apresentação de candidaturas entre 11 e 20 de junho, o 1.º Precious Design irá distinguir a criatividade e a inovação de peças que sejam apresentadas a público pela primeira vez, constituindo-se os trabalhos concorrentes como mais um aliciante conjunto a admirar durante a feira, que terá lugar entre os dias 25 e 28 de Setembro, na Exponor, e onde serão divulgados os resultados do concurso.
Está igualmente em preparação uma nova edição do já tradicional “Prémio PortoJoia Design”, destinado a jovens criadores; assim como o “Trends by PortoJoia”, espaço sectorizado dedicado à joalharia de autor e aos designers; também a “Photo by PortoJoia”, que juntará a moda e a ourivesaria num estúdio dedicado a sessões fotográficas e manequins profissionais; e ainda o “Luxury by PortoJoia”, que premiará a presença na feira de marcas de luxo de áreas como a vinicultura, alta tecnologia, calçado, mobiliário, perfumes e automóveis, entre outras.

Estas e outras iniciativas integram o programa “PortoJoia 25 anos” com que a feira está a assinalar um quarto de século, período em que o seu próprio sucesso se confunde com o de muitas empresas do sector. Dando prioridade ao fomento dos negócios e à divulgação das tendências do sector, a PortoJoia continua assim a responder ao mercado com constante renovação e adaptação às necessidades crescentes da indústria.
Ouro para dois vinhos da Quinta do Quetzal
no Wine Master Challenge 2014


A excelência dos vinhos da Quinta do Quetzal continua a cativar o júri dos mais diversos concursos nacionais e internacionais de vinho. Desta vez, duas Medalhas de Ouro no Wine Master Challenge 2014, um concurso mundial de vinhos que se realiza no Estoril.
O Quinta do Quetzal Reserva Tinto 2010 e o Guadalupe Winemaker Selection Branco 2012 conquistaram o painel de provadores, que distinguiu aqueles dois vinhos com o galardão máximo do concurso.
A intensidade do frutado, a elegância e sofisticação dos vinhos deste produtor alentejano sediado nos terrenos xistosos da Vidigueira tornam estes néctares únicos na sua personalidade e carisma. O Winemaker Selection Branco 2012 é um exemplo claro disso. Um vinho só possível de produzir nestas terras únicas, onde cresce a Antão Vaz, casta típica da região, e que sozinha proporciona a este vinho a cor citrina, bem como aromas com notas de fruta fresca e muita mineralidade.
O Quinta do Quetzal Reserva Tinto 2010 é um vinho com outras características, proveniente de uma amálgama de castas (Petit Syrah, Alicante Bouschet e Trincadeira) e tem uma outra intensidade, é mais complexo, carregado de frutas negras, envolvidas em tosta de madeira, com um final longo e persistente.
Mas nem só de medalhas de ouro se fez esta passagem dos vinhos da Quinta do Quetzal pelo Wine Masters Challenge 2014. Dois outros vinhos com a chancela do produtor conquistaram o segundo lugar do pódio. O Quinta do Quetzal Reserva Branco 2011 e o Guadalupe Winemaker Selection Tinto 2010 ficaram com a Medalha de Prata, o que também valida toda a sua exuberância.

Recentemente, a Quinta do Quetzal estabeleceu uma parceria com a Select Premium Brands, que passou a ser a empresa responsável, em regime de exclusividade, pela comercialização e distribuição dos vinhos em Portugal. Fica assim assegurado um serviço de excelência desde a produção à comercialização.