Número total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de junho de 2014

EMAF: há trinta anos que a principal montra
da indústria nacional se promove na Exponor



A EMAF - Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria há trinta anos que é o grande momento de exaltação da robustez da indústria nacional, que continua a ter uma importância fulcral na economia portuguesa. Este certame bienal regressa este ano, entre os dias 19 e 22 de novembro, para mostrar tudo o que de melhor se faz no País em termos de inovação industrial e abrir portas às empresas para a celebração de negócios de monta. A longevidade do certame atesta a importância do setor, que tem vindo a saber adaptar-se aos tempos e a reinventar-se para dar respostas às novas necessidades dos mercados e aos crescentes desafios concorrenciais da economia global.
Uma das apostas principais desta XV edição é a captação de compradores internacionais, perspetivando-se um aumento do número e qualidade dos visitantes profissionais estrangeiros, o que está a criar grandes expetativas entre expositores e organização, vislumbrando-se a realização de muitos e bons negócios.
A última edição deste certame, que ocupou cinco pavilhões da Exponor, recebeu a visita de cerca de 36 mil pessoas, entra as quais compradores e decisores estrangeiros. Ao longo destes trinta anos, a feira, que se realiza numa região fortemente industrializada, é assim uma excelente oportunidade para os expositores, boa parte deles com uma forte vertente exportadora, estabelecerem contactos e parcerias com representantes de mercados como a Espanha, o Reino Unido, Brasil, Polónia, Turquia, Bélgica, Alemanha ou Itália, entre outros, que chegam até à feira através de convite da organização.
A organização desta EMAF introduziu algumas novidades, como um conjunto de eventos altamente especializados, o IBS – Segurança, Ambiente, Qualidade e Soluções Empresariais, com as últimas novidades nestas áreas, que cobrem toda a cadeia de produção e distribuição, das componentes às soluções.
A EMAF pretende ser, também, um encontro de reflexão e debate, pelo que a Exponor acolhe iniciativas complementares que promovem o conhecimento e o networking.
Já na sua VII edição, o ‘Concurso de Inovação’, realizado em parceria com a Revista Robótica, volta a atribuir os dois prémios habituais – Inovação Nacional (Leonardo da Vinci) e Inovação Internacional (Nicola Tesla) - às empresas e aos projetos que nos últimos dois anos mais se notabilizaram no desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras.
Em paralelo com a EMAF, decorrerão também a FIMAP - XVIII Feira Internacional de Máquinas para Trabalhar Madeira e a FERRALIA - XIII Salão de Acessórios e Equipamentos para a Indústria da Madeira.

As mais diversas áreas industriais marcarão assim presença neste certame de referência, desde os plásticos às borrachas, máquinas e ferramentas, manutenção industrial, fundição, logística e transportes, química e laboratórios, robótica e informática aplicadas à indústria.