Número total de visualizações de página

terça-feira, 2 de setembro de 2014

«Cake Fest» promove a receita com que se criam empregos!

grande evento nacional na Exponor, de 5 a 7 de setembro

O cada vez maior número de profissionais e amadores que se dedicam à arte de decoração de bolos e festas tem o seu maior evento nacional entre 5 e 7 de setembro com a realização do Cake Fest – Festival de Cake Design, na Exponor.
Após o primeiro certame de âmbito nacional, que teve lugar no ano passado, o crescente peso destas atividades reflete-se agora nesta iniciativa ainda mais ousada e onde se incluem shows, concursos, workshops e demonstrações. Num ambiente festivo, o público terá contacto direto com a oferta a nível de decoração e organização de festas, confeção artística de bolos, animação e uma série de outras áreas relacionadas.
Este é já um nicho de mercado com relevante dimensão pois, mesmo não havendo números e estatísticas disponíveis, é notória a crescente procura e oferta. O fenómeno resulta, em grande medida, da conjuntura económica que levou muitos jovens à procura de primeiro emprego ou profissionais que perderam o posto de trabalho a reinventarem ocupação profissional e criarem a sua própria fonte de rendimento. Fruto do engenho estimulado pela crise e, muitas vezes, apoiado na experiência pessoal, a criatividade e a imaginação têm feito surgir projetos de empreendedorismo, novos conceitos, propostas diferentes e designs arrojados, seja na decoração de bolos ou seja na realização de eventos festivos, bem como na criação de objetos e acessórios para festas.
Pela mesma razão, também a necessidade de aprimorar técnicas, tanto operacionais e de produção como de gestão dos projetos, implica maior procura de formação específica para os novos empresários e a nível de culinária e doçaria.
O Cake Fest é, por isso, o grande ponto de encontro de quem encara este setor como atividade profissional e precisa de enriquecer os seus conhecimentos. É, também, o melhor momento para o público encontrar as soluções que procura e descobrir outras quem nem sabia existirem, beneficiando da presença de um vasto conjunto de profissionais, entre os quais vários estrangeiros.
Além das já referidas, outras áreas divulgam também no evento a sua oferta, desde as embalagens à arte de decoração com chocolate, passando pelos equipamentos, ingredientes e vestuário de trabalho.
As atividades complementares ao festival, nomeadamente as demonstrações ao vivo e os concursos, constituem, por si só, verdadeiros e interessantes espetáculos de animação, que também contribuem para estimular no visitante a paixão pelo cake design.

Resta referir que o Cake Fest tem as portas abertas entre as 10h00 e as 19h00 durante os três dias de realização e a entrada tem um custo de 6€.

Ceranor já prepara o Natal com profissionais de decoração
de 4 a 7 de setembro na Exponor


Celebrar a criatividade e a excelência no setor de atividades ligadas à casa, decoração e brinde é a aposta da Ceranor, cuja 24.ª edição abre as portas na Exponor entre 4 e 7 de setembro, bem a tempo de revelar as tendências que vão dominar a ornamentação e toda a estética relacionada com o Natal deste ano.
Para tal, a feira desafiou vários decoradores e designers a utilizarem a decoração natalícia que será apresentada pelos expositores, de forma a apresentarem a sua árvore de Natal, antecipando assim a luz e o espírito festivo da quadra para o ambiente profissional de um evento que se assume como líder dos setores de decoração e brinde e que constitui a maior plataforma geradora de negócios desta fileira.
Congregando produtos que vão dos têxteis-lar aos artigos metálicos de uso doméstico, passando pela cerâmica, cristalaria decorativa e utilitária, iluminação, mobiliário e colchoaria, a Ceranor reflete a evolução recente do setor e valoriza fatores como a criatividade e a inovação para conferir competitividade às empresas.
Numa altura em que a fileira não escapa imune à conjuntura económica mundial, a Ceranor aponta, contudo, ao robustecimento das empresas portuguesas e, em conjunto com a Sigma, promoveu um estudo para identificar oportunidades de negócio no futuro próximo. A par dos grandes blocos dos países mais desenvolvidos (Europa Ocidental, América do Norte e Japão), estão sinalizados potenciais de exportação também para países como Rússia, China, Emirados Árabes Unidos, México, Arábia Saudita e Polónia. Está igualmente em crescendo a dinâmica de importação por parte do Brasil, Indonésia, Índia, Irão, Iraque, Vietname, Ucrânia, Cazaquistão, Chile, Tailândia, Turquia e África do Sul, entre outros. "Uma boa parte destes mercados são interessantes, não apenas pelo ritmo de crescimento da procura, mas também pela própria dimensão que a mesma já apresenta. É crescentemente para aqui que os esforços de internacionalização dos países produtores são dirigidos", aponta o estudo.
Paralelamente à facilitação de negócios com vista è exportação e à internacionalização da economia portuguesa, a Ceranor pretende contribuir também para o reforço endógeno das empresas, razão por que propõe na edição deste ano diversas atividades paralelas, sobretudo no domínio da formação que permite valorizar os recursos humanos enquanto principal ativo de cada empresa.
Tendo já assegurado o regresso de agentes de vários setores em exposição, a feira ocupará uma área de 11 mil metros quadrados, preenchida por fabricantes, importadores, representantes e criadores. A Ceranor 2014 prevê ultrapassar os 12 mil visitantes ao longo dos quatro dias de certame, entre os quais estão habitualmente retalhistas de artigos de decoração, lojas de decoração, grandes superfícies, hotéis, restaurantes e similares, decoradores e arquitetos de interiores.

A feira está aberta entre as 10h00 e as 19h00 em qualquer dos dias.

Programa das Vindimas no Douro estimula o paladar e o espírito


 As partidas atmosféricas que o Verão tem pregado não significam que tudo está perdido. Pelo contrário, com as semanas mais quentes previstas para Setembro, a Quinta da Portal preparou um sedutor e relaxante programa de sensações na sua unidade enoturística, a Casa das Pipas.
Localizada em Celeirós do Douro, no concelho de Sabrosa, esta casa feita de xisto conjuga a modernidade do conforto e da sustentabilidade ambiental com a beleza ancestral dos socalcos e vinhedos que tornam única esta região declarada Património Mundial. Aí haverá, no mês que as previsões apontam para ser de verdadeiro Verão, oportunidade de desfrutar de momentos singulares de descanso salpicados por estímulos ao paladar, ao bom gosto, à beleza e à paz de espírito.
Com variantes para uma ou duas noites, o ‘Programa das Vindimas’ começa sempre com um ‘welcome drink’ após o ‘check-in’ na Casa das Pipas. Podendo ser antecedido de um mergulho na piscina ou de um passeio pelas vinhas, segue-se um jantar gourmet no Restaurante Quinta do Portal, em que os sabores tradicionais durienses ganham um toque sofisticado e de contemporaneidade com as sugestões do chef Milton Ferreira.
Um serão, que pode ser aproveitado para as primeiras inspirações do ar puro da região, e uma noite de sono inigualável na Casa das Pipas, cuja atitude ambiental responsável voltou a merecer o reconhecimento da Associação Bandeira Azul da Europa com a atribuição da “Chave Verde” pelo sétimo ano consecutivo, preparam para um novo dia. Este pode ser iniciado na piscina ou directamente na sala de refeições com um delicioso pequeno-almoço, sempre com a garantia de um serviço profissional mas de cariz familiar e acolhedor.
Recuperada a energia, está aberto também o apetite para algo diferente, como a participação nas vindimas e a oportunidade de conhecer ao vivo como nascem os magníficos vinhos da Quinta do Portal, sucessivamente reconhecidos e galardoados pelos melhores especialistas enófilos a nível internacional.
A aventura duriense leva-nos depois a visitar a adega e o armazém de envelhecimento, da autoria do arquitecto Álvaro Siza Vieira e contemplado com o Prémio de Arquitectura do Douro 2011. Aí é feita uma prova de vinhos e convocada a coragem para um passeio de barco pelo Rio Douro em todo o seu esplendor.
Este sedutor Programa das Vindimas, de que um casal usufrui por 190 euros, pode ser mais profundo se as belezas da região e a vontade de relaxe pedirem mais, e se a bolsa contemplar uma folga de 170 euros. Nesse caso, o chef Milton Ferreira promete nova surpresa ‘gourmet’ no Restaurante Quinta do Portal, enquanto a Casa das Pipas assegura uma noite de descanso e um saboroso pequeno-almoço que prepararão para um regresso lento a casa. E fica aberta a possibilidade de mais uma jornada de deleite nas belas paisagens do Douro, um passeio por uma ou outra povoação e a sempre alegre opção por abastecer-se de produtos tradicionais da região, do mel aos enchidos, aos utensílios ou ao artesanato, sem esquecer uma série de fotografias que permitirão reviver esta aventura na Casa das Pipas.
Refira-se que, além da distinção «Chave Verde», a Casa das Pipas já conquistou o prestigiado prémio «Best of Wine Tourism» e o complexo enoturístico da Quinta do Portal foi considerado pela revista «Forbes» como um dos melhores dez destinos vinhateiros do mundo!

Programa de Vindimas’14
Válido de 1 de Setembro a 30 de Setembro  

1 noite: 
Check in na Casa das Pipas 
Welcome Drink
Jantar Gourmet no Restaurante Quinta do Portal sugerido pelo Chef Milton Ferreira 
Alojamento na Casa das Pipas
Pequeno-almoço 
Participação nas vindimas. 
Visita à adega e ao Armazém de Envelhecimento, autoria do Arquiteto Álvaro Siza Vieira, e prova de vinhos. 
Check Out
Passeio de barco no Rio Douro 
Preço por casal: 190€

2 noites: 
Check in na Casa das Pipas 
Welcome Drink
Jantar Gourmet no Restaurante Quinta do Portal sugerido pelo Chef Milton Ferreira 
Alojamento na Casa das Pipas
Pequeno-almoço 
Participação nas vindimas 
Visita à adega e ao Armazém de Envelhecimento, autoria do Arquiteto Álvaro Siza Vieira, e prova de vinhos. 
Passeio de barco no Rio Douro 
Jantar Gourmet no Restaurante Quinta do Portal sugerido pelo Chef Milton Ferreira 
Alojamento na Casa das Pipas
Pequeno-almoço
Check Out     
Preço por casal: 360€

Em ambos os preços, está incluída a oferta de uma cama extra ou um berço.

Noite extra: 100€