Número total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Na «Casa das Pipas» os sabores e a paisagem deslumbrante
do Douro vão dar as boas-vindas a 2015

Ano novo, passagem-de-ano condizente com a vontade de renovar a esperança e de que 2015 seja um ano cheio de realizações. A Casa das Pipas, unidade de enoturismo da Quinta do Portal, criou dois programas especiais para esta data, que conjugam os sabores tradicionais do Douro com os vinhos de excelência deste produtor duriense multipremiado. Tudo numa charmosa unidade turística harmoniosamente enquadrada no deslumbrante cenário do Douro, Património Mundial da Humanidade.
O chef Milton Ferreira preparou um menu sofisticado que vai ao encontro do gosto mais refinado de quem gosta dos bons sabores da mesa. A sugestão começa com os tradicionais pastelinhos de bacalhau e rissóis de carne, mas também com folhados de alheira e queijo de ovelha com marmelada, servidos com um Portal Espumante Rosé. Depois de um creme de castanhas, a proposta é um robalo com risoto de citrinos, harmonizado com um Portal Tinta Roriz 2009. O granizado de Portal Femina com lima faz a passagem para a bochecha confitada com frutos de Inverno e cogumelos, que vão à mesa com um Portal Grande Reserva Tinto 2007. Remata a refeição uma trilogia de pêra, que é só o início de um farto buffet de queijos e doces natalícios, que ‘pedem’ um Portal LBV 2008.
Do programa especial de réveillon fazem ainda parte uma visita ao armazém de envelhecimento de vinhos desenhado pelo arquitecto Siza Vieira, com prova de vinhos, logo à chegada, e um brunch no primeiro dia do ano, servido a horas mais tardias como a data obriga.
O programa tem um custo de 160 euros por pessoa. Caso pretenda prolongar a estadia por mais noites, o custo é acrescido de 50 euros por pessoa.

Situada no coração da Região Demarcada do Douro, a Quinta do Portal tem vindo a ser consecutivamente reconhecida mundialmente, quer pelos seus vinhos quer pela sua capacidade enoturística. Além das medalhas e dos prémios conquistados pelos seus néctares, também a Casa das Pipas tem recebido inúmeras distinções. Já venceu duas vezes prémios do Best of Wine Tourism, ostenta o «Galarão Internacional Chave Verde» e a prestigiada revista norte-americana «Forbes» elegeu mesmo a Quinta do Portal como um dos dez melhores destinos vinhateiros de todo o mundo. A inauguração do armazém de envelhecimento de vinhos desenhado pelo arquitecto Siza Vieira tem sido outro trunfo do pólo enoturístico da Quinta do Portal, tendo muito recentemente vencido o prémio internacional «Best of Wine Tourism» na categoria Arquitectura e Paisagem.
Congresso internacional de empreendedorismo
aproxima investidores de quem tem ideias e potencial
- em Lisboa, a 9 e 10 de Dezembro

O Venture Capital IT - Congresso Internacional de Empreendedorismo e Capital de Risco está de regresso a Lisboa, a 9 e 10 de Dezembro, para promover a capacidade de empreendedorismo e aproximar quem a conjuga com ideias e potencial de quem tem capacidade e vontade de investir, de forma a dar corpo a projectos económicos com viabilidade de sucesso.
Organizada pela Gesventure, em colaboração com a APCRI - Associação Portuguesa de Capital de Risco e Desenvolvimento, a 14.ª edição desta iniciativa de referência decorre no Auditório do Banco Popular, junto à Praça de Espanha, e reúne diversos especialistas nacionais e internacionais com foco no capital de risco, ‘business angels’, empreendedorismo e inovação. Vai, além disso, distinguir alguns ‘case studies’ individuais e corporativos cujo êxito constitui exemplo e estímulo para novos projectos.
«Queremos dar palco internacional à excelência, ao conhecimento e à partilha no ecossistema empreendedor português», explica Francisco Banha, CEO da Gesventure, sublinhando que «é tão importante reconhecer o mérito como abrir caminho a quem mostre poder vir a tê-lo».
Nesse sentido, o programa inclui a atribuição de prémios nas categorias de Empreendedor, IntraPreneur e Autarca do Ano, Internacionalização e Inovação. Além disso, durante o congresso, será dada a oportunidade a vários empreendedores de exporem os seus projectos ao público, em apresentações de 10 minutos. Estas realizam-se de forma intercalada com a agenda do evento e têm como objectivos dar visibilidade a novas oportunidades de negócio emergentes e transmitir um pouco do espírito empreendedor que existe no nosso país.
Paralelamente, decorrerão sessões em ambiente privado com sociedades de Capital de Risco e com Business Angels, nas quais os empreendedores e projectos previamente seleccionados pela Gesventure terão oportunidade de apresentar em exclusivo as linhas mestras do seu ‘business plan’ e tentar cativar o investidor para uma reunião subsequente.

Os empreendedores interessados em obter mais informação ou em submeter a candidatura de projetos, cujo período decorre até 4 de Dezembro, podem fazê-lo através do site da Gesventure na internet em http://www.gesventure.pt/vcit2014/elevator.htm .