Número total de visualizações de página

terça-feira, 16 de junho de 2015

Vinte e cinco pizzaiolos disputam 
II Campeonato Português de Pizza no Porto


O segredo está…o segredo está com os 25 pizzaiolos de algumas das melhores pizzerias nacionais, que no dia 20 de Julho vão submeter o resultado do seu trabalho ao julgamento de um conjunto reputado de chefs de cozinha, no II Campeonato Português de Pizza. Promovido no Jardim dos Clérigos pelo conceituado mestre pizzaiolo Antonio Mezzero, embaixador da Pizza Napolitana em Portugal, o evento inclui um show de pizza acrobática em que participam o tricampeão mundial da modalidade Paolino Bucca e o campeão mundial Leone Coppola.

O II Campeonato Português de Pizza, que começa pelas 16h00 e se prolonga até cerca das 20h00, é um espectáculo em si, pois as pizzas serão confeccionadas ao vivo e logo avaliadas por um júri de prestígio internacional, o que confere ainda mais credibilidade ao evento. A responsabilidade cabe desta vez a Augusto Gemelli, Hélio Loureiro, José Avillez, Leone Coppola, Marco Gomes e Pedro Lemos, que avaliarão as pizzas a concurso em duas categorias: as pizzas mais saborosas e as pizzas com melhor aparência.

O primeiro classificado recebe uma taça, qualificação e inscrição para participar no Concurso Mundial de Pizza. O segundo classificado recebe uma taça, qualificação e inscrição para o Campeonato Europeu de Pizza.

Este evento público vai realizar-se na zona da Baixa do Porto, no Jardim dos Clérigos, com toda uma envolvente prazerosa e um movimento turístico que constroem o cenário ideal para a promoção da pizza e das pizzerias nacionais, no fundo o grande mote desta iniciativa.

Além de ver os chefs em acção e a cozinhar ao vivo, quem passar por este local nobre da cidade tem também oportunidade de assistir a um Show de Pizza Acrobática, demonstração que arranca habitualmente grandes aplausos do público e que será protagonizada por dois dos maiores peritos na actividade.

O II Campeonato Português de Pizza, o maior do género realizado no nosso país, tem como grande impulsionador o napolitano Antonio Mezzero, radicado entre nós desde há sete anos e dono da prestigiada pizzeria Pulcinella, em Matosinhos. Como primeiro Embaixador da Pizza Napolitana na Europa e terceiro no Mundo, Antonio Mezzero é um grande entusiasta na divulgação das potencialidades deste prato italiano e tem até uma marca própria com os ingredientes de qualidade superior e produtos D.O.P. que permitem confeccionar a verdadeira pizza. A sua primeira grande acção pública de divulgação da pizza ocorreu em 2013, com a produção de uma mega-pizza de cinco metros de diâmetro para assinalar os 250 anos da Torre dos Clérigos.

Com a passagem nesta etapa portuguesa a ser obrigatória para obter classificação de acesso ao Campeonato Mundial da Pizza, que se realiza anualmente em Parma, e ao Campeonato Mundial de Pizzaiolo, que decorre todos os anos em Nápoles, é de recordar que os vencedores das duas categorias na competição portuguesa do ano passado conseguiram depois classificar-se entre os 100 melhores nos concursos internacionais, os quais registaram mais de 800 participantes cada.

O Campeonato Português de Pizza, cuja primeira edição atraiu milhares de pessoas à Praça de D. João I, em 2014, tem também uma vertente solidária, com as receitas provenientes das inscrições a reverterem a favor do Instituto Profissional do Terço, uma IPSS dedicada a crianças e jovens em risco.

Sem comentários:

Enviar um comentário