Número total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Dois vinhos «Quinta do Quetzal» arrebatam o Chairman's Trophy da UBC entre 1130 candidatos de todo o mundo

O Quinta do Quetzal Reserva Tinto 2011 e o Quinta do Quetzal Reserva Branco 2012 garantiram ao produtor alentejano dois 'Chairman's Trophy', a mais alta distinção que podia ser conquistada no prestigiado concurso Ultimate Wine Challenge (UWC) 2015.

A sexta edição da competição teve lugar em Nova Iorque e reuniu um júri com 13 das principais autoridades enófilas, destacando-se o seu presidente, F. Paul Pacult, fundador da Ultimate Beverage Challenge (UBC). Com um crescimento de 37% no número de participantes, face ao ano passado, o UWC 2015 teve a concurso 1130 vinhos de todo o mundo.

Seguindo regras inovadoras, como o sistema de julgamento multi-round e uma escala de classificação simplificada de 100 pontos, o júri procedeu a provas-cegas que ditaram a inclusão dos dois vinhos Quinta do Quetzal, e únicos portugueses, entre o restrito grupo dos que conquistariam o prémio supremo: o 'Chairman's Trophy'.

Com 93 pontos somados, o Quinta do Quetzal Reserva Branco 2012 obteve a qualificação de "Excelente e altamente recomendado". De acordo com as notas de prova do júri, trata-se de um vinho “maravilhosamente complexo no nariz, com notas de avelã torrada, notas cítricas e damasco, bem como ligeiros apontamentos de noz, melão e outros frutos. O final é longo com ligeiro sabor a mar e frutos”. Por tudo isto, “Excelente a altamente recomendado”.

Por sua vez, o Quinta do Quetzal Reserva Tinto 2011 subiu ainda mais alto e atingiu os 95 pontos. O júri ficou impressionado com a “intensidade com que se apresenta ao nariz, com compota de morango, notas de couro, tosta de madeira e malte”, com “as notas de frutos escuros e terra” e “o final muito suave e seco”. Por tudo isso, mereceu a qualificação de «extraordinário e de recomendação máxima».

A conquista do cobiçado troféu por estes dois vinhos alentejanos será agora alvo de publicitação no 'Ultimate Beverage Challenge 2015 Guide to the World's Best Wine & Spirits', um importante guia a incluir no número de Outubro da revista 'Beverage Media', que é tomada como referência por mais de 65000 compradores de bebidas alcoólicas só nos Estados Unidos da América.

A Quinta do Quetzal, localizada na Vidigueira, comercializa vinhos de mesa e licorosos com a marca Quinta do Quetzal e vinhos de mesa com a marca Guadalupe. 

A moderna adega da propriedade, um projecto dos arquitectos eborenses Filipe Nogueira Alves e Margarida Direitinho, foi inspirada nas ruínas da vila romana de S. Cucufate (Séc. I dC) - situada nas imediações da quinta e onde foi descoberta a mais antiga adega da Península Ibérica -, bem como nos silos de cereais típicos da região do Alentejo, do que resultou uma adega redonda, definida por linhas puras e materiais contemporâneos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário