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sexta-feira, 5 de junho de 2015

Quinta do Portal declara 2013 ano vintage



É com enorme prazer que a Quinta do Portal apresenta o seu Quinta dos Muros Porto Vintage 2013!

Trata-se do primeiro lançamento de um Vintage oriundo da Quinta dos Muros, o que traduz a mais alta classificação possível para a produção com o fruto desta propriedade. Representa também um regresso à essência original da quinta e ao pulsar fecundo da terra-mãe, numa oportunidade de coligir o tempo passado e presente numa garrafa que o futuro desvendará. 

Englobada nos territórios produtores da Quinta do Portal, a Quinta dos Muros situa-se no Vale do Rio Pinhão e ocupa uma área de 41,19 hectares, sendo 29,57 hectares de vinha plantada em socalcos e patamares. Está na posse da família Mansilha desde finais do século XIX e sobre ela, em 1881, Francisco D’ Araújo Mansilha declarou que “Quem souber tratar os vinhos dos ‘Muros’ irá convencer-se, por exames e comparações que faça, que os não há melhores no nosso país”.

Chegados à colheita de 2013, este Portal Quinta dos Muros Porto Vintage 2013 vem confirmar a razão que sempre acompanhou a propriedade.

O ano agrícola foi caracterizado por um Inverno muito chuvoso e frio, salientando-se a queda de neve ocorrida em Fevereiro a cotas relativamente baixas e o facto de o mês de Março ter sido o segundo mais chuvoso dos últimos 50 anos.

Com abrolhamento na última semana de Março, iniciou-se o ciclo de uma forma lenta, devido às contínuas temperaturas baixas. 

Já o verão revelou-se bastante quente e seco. Assim, e após uma boa floração e vingamento, a vinha ressentiu-se no final do mês de Agosto com a falta de água disponível, sobretudo nas vinhas de menor altitude. 

Ainda assim, registaram-se maturações homogéneas e equilibradas, fornecendo uvas muito bem amadurecidas. Estavam criadas as bases para um excelente Vintage e as boas condições continuaram com a quase total ausência de chuva durante a vindima.

A produção estimada do Portal Quinta dos Muros Porto Vintage 2013 é de 14 250 garrafas, mais 60 magnuns e 600 meias garrafas.

É de sublinhar que a declaração ‘vintage’ constitui a classificação mais alta que pode ser atribuída a um vinho do Porto. Considera-se ‘vintage’ o vinho do Porto obtido da colheita de um só ano, e é uma denominação atribuída apenas em anos considerados de excepcional qualidade («ano vintage»). Este topo de gama dos vinhos do Porto é o único que amadurece em garrafa, onde entra dois a três anos após a vindima, evoluindo gradual e favoravelmente durante 10 a 50 anos. O Porto Vintage é atractivo em praticamente todas as fases da sua vida em garrafa. 



Rádio Popular agora é RP e tem a cara de João Manzarra


A Rádio Popular é agora RP e conta com o apresentador João Manzarra como «cara» deste rebranding da marca. Um dos mais jovens e irreverentes profissionais da televisão nacional associa-se à mudança desta empresa de retalho de tecnologia, que rejuvenesce assim a sua imagem, adoptando a marca RP, encaixando João Manzarra na perfeição dentro do novo registo que a marca quer transmitir, isto é, jovem, irreverente, colorida, moderna e enérgica. 

A história da Rádio Popular, com 38 anos, caracteriza-se pela constante inovação e postura ousada no mercado. Iniciada com uma pequena mas icónica loja numa rua antiga do Porto, a marca tornou-se referência nacional no campo do som e imagem, electrodomésticos, informática, entretenimento, fotografia e muitas mais áreas, contando actualmente com 36 lojas em todo o País.

Esta empresa 100% nacional fez questão de acompanhar os tempos e manter-se na vanguarda, inovando desde quando existiam somente dois canais de televisão a preto e branco e a Internet estava no domínio da ficção científica até aos dias de hoje. Pelo caminho, a RP abriu a primeira grande superfície de tecnologia e tornou-se pioneira no comércio online.

A escolha de João Manzarra para dar cara à nova etapa da marca e espelhar a sua imagem de empresa de referência no comércio de tecnologia surge assim como uma aposta lógica e seguramente vencedora.