Número total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Quinta do Portal conquista três medalhas de ouro
nas ‘Sélections Mondiales des Vins’


O produtor duriense Quinta do Portal conquistou três medalhas de ouro com outros tantos dos seus vinhos no maior concurso internacional realizado na América do Norte, o ‘Sélections Mondiales des Vins’, que tem lugar no Quebeque, Canadá, desde há mais de três décadas.

De entre os 2151 vinhos de todo o mundo submetidos a concurso na edição deste ano, a Quinta do Portal distinguiu-se com os seus Portal Reserva Tinto 2011, Portal Tinto Colheita 2012 e Moscatel Reserva 2004, que atingiram o patamar dos 85 pontos atribuídos pelo júri e ganharam também diplomas de prestígio que atestam o reconhecimento de nível mundial.

O Portal Reserva Tinto 2011 apresenta cor concentrada, evidencia aromas de fruta preta madura e elegantes aromas florais em perfeita harmonia com as notas de carvalho. Mostra-se harmonioso em boca, com taninos firmes e expressivos, mas bem envolvidos pelo volume e viva acidez. Apresenta final longo e complexo que augura um belo perfil após algum tempo em garrafa.

Por seu lado, o Portal Tinto Colheita 2012 tem como casta dominante a Tinta Roriz, aliada harmoniosamente a Touriga Nacional e a Touriga Franca. Após estágio de nove meses em barricas de carvalho francês, exibe cor intensa e aromas de frutos vermelhos. É encorpado e termina aveludado na boca, sendo um vinho fresco e sedutor, com muita versatilidade gastronómica.

O júri do concurso canadiano, composto por 45 membros de reconhecida competência, integridade e independência, apreciou também particularmente o Moscatel Reserva 2004, um excelente vinho de sobremesa, igualmente envelhecido em casco e dotado de enorme complexidade, mas elegante, que evidencia o desenvolvimento de um conjunto de aromas notáveis próprios da casta Moscatel Galego.

As três medalhas de ouro agora alcançadas pelos vinhos da Quinta do Portal vêm conferir-lhes um forte incremento em termos de notoriedade. Com um aumento da procura de informação detalhada a preceder a compra por parte dos consumidores, o ‘Sélections Mondiales des Vins’ constitui um importante instrumento para transmitir confiança a quem pretende adquirir vinhos com garantia de qualidade superior. De resto, a qualidade foi atestada pela presença no júri do francês Jean-Marie Aurand, director-geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), entidade intergovernamental composta por 46 países. Integraram também o lote de jurados o enólogo português Aníbal Coutinho e especialistas de mais 25 países.

Além da divulgação dos premiados pela organização, este concurso e os vinhos aí distinguidos são alvo de atenção mediática, desde logo pelas revistas canadianas «Prestige», lida mensalmente por 100 000 pessoas, e «HRI», de distribuição alargada junto de hotéis, restaurantes e outras instituições. As medalhas de outro do Portal Reserva Tinto 2011, Portal Tinto Colheita 2012 e Moscatel Reserva 2004 dão também, a partir de agora, acesso ao reconhecimento pela Societé des Alcools du Québec, o maior comprador institucional de vinhos do mundo, pelo que os vinhos do produtor português terão ainda mais facilitada a abertura de inúmeros mercados estrangeiros.

A Quinta do Portal
Localizada em Celeirós do Douro, no vale do rio Pinhão, em plena Região Demarcada do Douro, a Quinta do Portal dedica-se à produção de vinhos DOC Douro, vinhos do Porto de categorias especiais e Moscatel do Douro, tendo sido distinguida pela revista «Wine & Spirits» como uma dos 100 top Winery of the World. Possui, ainda, um complexo enoturístico constituído por duas unidades hoteleiras de charme, a Casa das Pipas e a Casa do Lagar, e um armazém de envelhecimento de vinhos desenhado pelo arquitecto Siza Vieira. Aos seus visitantes, disponibiliza também uma sala de visitas para provas e um restaurante gourmet que privilegia a cozinha tradicional portuguesa, sob os comandos do chef Milton Ferreira. 

A revista «Forbes» elegeu a Quinta do Portal como um dos melhores 10 destinos enoturísticos do mundo e este produtor já foi, igualmente, distinguido com o Best of Wine Tourism, provas claras da marca de qualidade associada à empresa.