Número total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de março de 2016

Rui Nunes avança para a liderança da Secção
Regional Norte da Ordem dos Médicos



Rui Nunes, médico e professor catedrático da Faculdade de Medicina do Porto, é candidato à presidência da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

O anúncio do também presidente da Associação Portuguesa de Bioética surge na sequência de uma série de apelos de profissionais médicos de todo o país e de todas as especialidades, para que possa pôr a sua vasta experiência em todos os domínios da saúde ao serviço dos médicos, numa altura em que a profissão se depara com uma série de desafios novos.

«Dignidade e afirmação» será o lema de uma candidatura que sabe que nos últimos anos, o exercício da profissão médica passou a estar "sob forte escrutínio social", defendendo Rui Nunes que "as fortes restrições sociais e económicas que o País e os serviços de saúde sofreram nos últimos anos ditaram até dificuldades na boa aplicação das práticas médicas". As questões da formação de jovens médicos são particularmente acarinhadas por Rui Nunes, numa altura em que pela primeira vez existem médicos a ficar no desemprego, uma situação inédita.

Outra das grandes preocupações da sua candidatura prende-se com as questões éticas e deontológicas, tema em que é uma das pessoas mais habilitadas do País, por força de há muitos anos ser presidente da Associação Portuguesa de Bioética. "A interpelação sistemática dos valores que orientam a profissão médica é uma preocupação crescente", revela Rui Nunes, que tem assumido particular protagonismo na recente discussão sobre a legalização da eutanásia, que estará em breve na agenda política, colocando uma série de questões delicadas aos médicos.

Estes são pontos fortes de uma candidatura que apresentará muito em breve de forma exaustiva todo o programa que submeterá ao sufrágio dos médicos do Norte, no acto eleitoral que está marcado para o final do corrente ano.

Grande impulsionador do Testamento Vital e primeiro presidente da Entidade Reguladora da Saúde, Rui Nunes preside hoje ao Conselho Consultivo da instituição e à Direcção da Associação Portuguesa de Bioética; é director do Departamento de Ciências Sociais e Saúde da Faculdade de Medicina do Porto, onde lecciona, e integrou o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (2003-2009), sendo também actualmente coordenador do Conselho Nacional para o SNS da Ordem dos Médicos. É ainda membro do Kennedy Institute of Ethics (EUA), do Hastings Center (EUA), da Biopolitics International Organization (Grécia) e da Academia Portuguesa de Medicina, bem como da International Society on Priorities in Health Care (Reino Unido) e da European Health Management Association. Coordena o Programa Porto Cidade de Ciência e foi administrador da Fundação Ciência e Desenvolvimento (Câmara Municipal do Porto) entre 2009-2013. Tem publicados 20 livros, entre os quais “Regulação da Saúde” e “Testamento Vital”, 190 trabalhos e pareceres e fez mais de 900 comunicações científicas em congressos e seminários, nacionais e estrangeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário