Número total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Campeonato Português de Pizza volta ao Porto e elege «Selecção Nacional de Pizzaiolos»


A III edição do Campeonato Português de Pizza, marcada para dia 18 de Julho, vai contar este ano com mais de trinta participantes.



Face ao sucesso das duas edições anteriores e ao maior profissionalismo que os pizzaiolos portugueses demonstram de ano para ano, o III campeonato vai contar com mais participantes, de onde sairão os representantes portugueses no campeonato da europa e campeonato mundial da especialidade.
O Jardim dos Clérigos, no Porto, volta a ser a capital da pizza, das 11 às 19h00, com as deliciosas pizzas, feitas em forno a lenha, a submeterem-se ao veredicto de um júri de renome, mas também ao público que esteja presente e queira deliciar-se com as melhores pizzas do País. Retiradas as fatias para o júri, a restante pizza também será submetida ao paladar do público. Aliás, quem assistir in loco aos trabalhos vai poder ver os pizzaiolos a trabalharem em permanência e a distribuírem fatias de pizza pela assistência, como forma de prender o público à iniciativa e conquistar mais fãs para o evento.
O leque de premiados também irá ser alargado, com o painel de jurados a avaliar, para lá das três pizzas mais saborosas e das duas pizzas mais bonitas, também o ‘Master Pizzaiolo’ que melhor usa as técnicas, o tempo, assim como os comportamentos ecológicos irrepreensíveis, quer com os alimentos, quer com o material de trabalho. Com a passagem nesta etapa portuguesa a ser obrigatória para obter classificação de acesso ao Campeonato Mundial da Pizza, que se realiza anualmente em Parma, e ao Campeonato Mundial de Pizzaiolos, que decorre todos os anos em Nápoles, os primeiros lugares das três categorias na competição terão a oportunidade de se mostrarem nos grandes palcos de pizzas do mundo, formando a «Selecção Portuguesa de Pizzaiolos» que vai mostrar que também aqui Portugal é capaz de competir ao mais alto nível.
O júri volta a ser constituído por grandes nomes ligados ao mundo das pizzas, como Grace, a tricampeã mundial, Simona Lauri, professora universitária de panificação em Itália e personalidade muito conceituada no mundo da pizza, e ainda o chef Cordeiro, Giorgio Damasio, Marco Gomes, Carmine Basile, Miguel Mesquita, António Vieira e Paulino Queirós. Carmine Basile e chef Cordeiro serão os responsáveis pela eleição do master pizzaiolo.
Esta competição, que se realiza ao ar livre e costuma atrair a atenção de milhares de pessoas que diariamente vão passando nas imediações do recinto, conta ainda com um show de pizza acrobática, a cargo dos maiores especialistas do mundo. Entre eles, destaque para a presença de Paulino Bucca, tricampeão mundial da especialidade, assim como de Raffaelle Vitagliano, o jovem campeão mundial de pizza acrobática.
À semelhança do que aconteceu nas duas anteriores edições, também este ano parte da verba proveniente das inscrições será encaminhada para uma instituição de beneficência que trabalha com crianças, no caso a «Casa do Caminho».
Antonio Mezzero é um napolitano radicado em Portugal e no Porto há oito anos e que rapidamente adoptou o nosso país como seu. Por isso, goza já de dupla nacionalidade e é com orgulho que representa o nome do país de adopção no mundo da pizza. Tem trabalhado na divulgação da genuína pizza napolitana em Portugal e para a realização deste campeonato conta, tal como aconteceu desde a primeira edição, com a participação da Associazione Socio-Culturale Italiana del Portugallo Dante Alighieri, uma associação sem fins lucrativos, políticos ou religiosos que se propõe apoiar a difusão da língua, cultura e tradições italianas, através de iniciativas e manifestações de carácter cultural e social. 

Como primeiro Embaixador da Pizza Napolitana em Portugal e na Europa e terceiro no Mundo, Antonio Mezzero é um grande entusiasta na divulgação das potencialidades deste prato italiano, sendo igualmente presidente da Associação Portuguesa de Pizzaiolos. A sua primeira grande acção pública de divulgação desta iguaria ocorreu em 2013, com a produção de uma mega-pizza de cinco metros de diâmetro para assinalar os 250 anos da Torre dos Clérigos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário