Número total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de março de 2016

Casa de Santar Reserva Tinto 2012
impõe-se no mercado norte-americano



O Casa de Santar Reserva Tinto 2012, da Global Wines, foi brindado com três distinções de destaque, num curto espaço de tempo e em diferentes fóruns vínicos.

A equipa de avaliadores do conceituado Robert Parker classificou este vinho dentro da mítica barreira de 90 pontos, considerando-o um exemplar que tem bem patente o carácter do Dão, com elegância e bastante gastronómico. 

À avaliação deste crítico, um dos mais conceituados «opinion makers» na área dos vinhos, seguiu-se uma alta pontuação na «Wine Spectator», outra referência mediática vínica norte-americana, para muitos a mais influente revista no seio da indústria do vinho. O Casa de Santar Reserva Tinto 2012 mereceu do painel de prova a excelente marca de 91 pontos, elogiando a poderosa estrutura do vinho e o aroma intenso a frutos vermelhas de ameixa e groselha bem apimentado.

Os 50 melhores vinhos portugueses para o mercado dos Estados Unidos da América foram apresentados a 28 de Março em Nova Iorque e entre eles consta o Casa de Santar Reserva Tinto 2012. A convite da ViniPortugal, especialistas norte-americanos avaliam centenas de referências de vinhos lusos, fazendo posteriormente uma selecção daqueles que melhor se adaptam ao mercado dos EUA. 

São três registos que se revelam de fulcral importância, tanto mais que surgem de um mercado prioritário, alvo de grandes investimentos promocionais das empresas de vinho nacionais, que ali vêem um elevado potencial de crescimento para as suas exportações.

O Casa de Santar Reserva Tinto 2012 é classificado, nas notas de prova da equipa de enologia liderada por Osvaldo Amado, como sendo “intenso em frutos silvestres e especiarias, com nuances de frutos vermelhos frescos e de tostados”. Composto pelas castas Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz é frutado, macio e equilibrado. Estagiou nove meses em barricas de carvalho francês e dois meses em garrafa, sendo ideal para acompanhar queijos maturados e iguarias de confecção estruturada e delicada da cozinha mediterrânica, chinesa, indiana e ainda africana.

O Casa de Santar Reserva Tinto 2012 já tinha, em anos anteriores, conseguido distinções de relevo, como os 93 pontos atribuídos pela revista «Wine Enthusiast», ou as medalhas de prata no International «Wine Challenge» e no «International Wine & Spirits Competition».