Número total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

'Portal Rosé 2015’ entre os vinhos do mundo com melhor relação qualidade/preço

É mais uma distinção que dá força à qualidade dos vinhos rosé produzidos na Quinta do Portal. Robert Parker, considerado um dos mais prestigiados críticos enófilos do mundo, colocou o ‘Portal Rosé 2015’ entre a restrita lista dos vinhos com melhor qualidade/preço do mundo, publicada na revista, barómetro do sector, Wine Advocate.


A selecção é feita usando como critério preços de venda ao público inferiores a 25 dólares e as notas de prova, que têm de ultrapassar a mítica barreira dos 90 pontos, acima da qual os vinhos podem ser considerados de excelente qualidade. Itens que o ‘Portal Rosé 2015’ cumpriu na totalidade. Já em outros fóruns importantes da especialidade, os rosés da Quinta do Portal tinham tido um excelente comportamento, designadamente no «International Wine Challenge», no «Decantar Awards» ou ainda no «Concurso Mundial de Bruxelas».
Este resultado obtido pela Quinta do Portal junto de Parker e da Wine Advocate soma-se a outras tantas pontuações e distinções de relevo na imprensa especializada dos EUA. Um mercado onde a empresa vinícola duriense, sediada em Sabrosa, tem vindo a ganhar quotas muito significativas. Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca é a combinação de castas deste Portal Rosé que se apresenta com uma cor rosada bastante atractiva. No nariz revela-se com aromas frescos, jovens e florais, com um final firme e fresco.
Este produto específico é uma aposta da equipa de enologia de Paulo Coutinho, tendo liderado as vendas nacionais na área dos rosés DOC Douro e validando uma orientação recente da empresa. Durante anos, erradamente, o vinho rosé foi visto como um produto menor, mas os novos consumidores e as faixas etárias mais jovens têm vindo a alterar este comportamento, sendo que hoje em dia os vinhos mais alegres, frescos e joviais estão cada vez mais presentes em momentos de celebração, assim como para acompanhar à refeição.
Sediada em Celeirós do Douro, Sabrosa, a Quinta do Portal dedica-se ao conceito boutique winery, e, até há pouco tempo, especialmente à produção de vinhos DOC Douro, vinhos do Porto de categorias especiais e moscatéis. Na porta de entrada do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial da Humanidade da Unesco, conta ainda com uma vertente enoturística assente em duas unidades de turismo rural, num armazém de envelhecimento de vinhos desenhado pelo arquitecto Siza Vieira e um distinto restaurante que têm merecido vários prémios. Os galardões conquistados nacional e internacionalmente pelos seus vinhos têm conferido à Quinta do Portal uma marca de qualidade e distinção.