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quinta-feira, 6 de outubro de 2016

PortoJóia cresce em todas as frentes e avança com o ICONIC em Lisboa

O crescimento superior a 10% no número de visitantes profissionais, que superaram os 11 mil, e de 20% em número de expositores, que ultrapassaram os 150, são duas das marcas da PortoJóia – Ourivesaria, Joalharia e Relojoaria, que terminou neste domingo, na Exponor.

"Neste momento em que as empresas evidenciam ainda muita prudência, os números são extremamente significativos e, ao mesmo tempo, reforçam a nossa decisão de apostar num novo evento virado a Sul", afirma Amélia Monteiro, diretora da PortoJóia.
A novidade chama-se "ICONIC", acontece já entre 7 e 9 de abril no Convento do Beato, em Lisboa, e vai ser muito mais do que uma réplica da PortoJóia, aponta a responsável. Sendo uma feira profissional, terá um dia aberto ao público em geral. Mas Amélia Monteiro revela também que "o ICONIC vai ter um formato inovador e vai estabelecer a ligação com outros setores e interesses, indo ao encontro das necessidades e expetativas do consumidor final, cada vez mais curioso em conhecer as novidades do setor da ourivesaria e joalharia".
A novidade assenta no conceito "Jewellery, Fashion and Lifestyle", o que traduz a vontade de conjugar a joalharia e a moda num formato apelativo, tanto para profissionais como para consumidores finais, e que pretende assumir-se como farol de tendências para um estilo de vida sofisticado e de bom gosto.
"É um passo lógico após 27 edições da PortoJóia com sucesso crescente e face à evolução do mercado", justifica Amélia Monteiro, confiante no mote do ICONIC: "The future will be powerful".

Inovar e mundializar!
A própria PortoJóia tem vindo a reajustar-se de ano para ano, de modo a antecipar as vontades do mercado e estimular a criatividade com vista à competitividade, até além-fronteiras. E a 27ª edição foi disso prova, mais uma vez, também ela com novidades, de entre as quais se destacou o lançamento dos “Prémios Best of by PortoJóia”, uma espécie de "globos de ouro" do setor. A entrega dos galardões aconteceu durante um glamoroso jantar no novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, que constituiu um momento de contemplação da vitalidade da ourivesaria nacional para cerca de 180 convidados, entre os quais algumas figuras públicas que há algum tempo dão a cara por marcas de renome, como Sónia Araújo ou Sissi.
Sete categorias estavam a concurso e os prémios distribuíram-se entre consagrados e jovens valores da ourivesaria. Romeu Bettencourt foi o «Designer Revelação», Maria Leão Torres venceu como «Melhor Inovação» e a «Melhor Loja Online» foi a da OMNIA. O prémio de «Melhor Loja Física» foi atribuído à Camanga, enquanto a Alcino Silversmith venceu como «Melhor Montra». O «Melhor Stand da feira» deste ano foi considerado o da Victória Cruz e a «Melhor Montra Stand» a da Eugénio Campos.
Foi ainda atribuído o «Prémio Carreira» a Manuel Alcino, empresário e antigo dirigente da AORP - Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal.
Outro dos momentos altos da PortoJóia 2017 foi a apresentação, em 'première' mundial, da nova campanha de promoção internacional da ourivesaria portuguesa pela AORP. Trata-se de um investimento de 750 mil euros e tem como protagonista a supermodelo e atriz Milla Jovovich.
O programa desta 27ª edição integrou também o novo espaço "Trendspot" de antecipação de tendências, assim como mais uma edição dos "Prémios PortoJóia Design" para promoção de jovens profissionais. Patricia Franco foi a grande vencedora desta edição, enquanto Rafael da Cunha Vale e Patrick da Luz foram distinguidos com a ‘Menção Honrosa’, todos alunos do Cindor. 
A "Academia PortoJóia" de estímulo aos novos negócios, o "Guia Portuguese Jewellery", que visa aproximar as marcas e os consumidores, e uma série cocktails de negócios e workshops, com o objetivo de conferir maior competitividade aos profissionais de um setor que movimenta para cima de mil milhões de euros, foram outras das iniciativas que tiveram lugar nesta Portojóia.


"Verso" do mágico Helder Guimarães conquista imprensa e famosos da Broadway

Nomes destacados do mundo das artes, designadamente da Broadway, estão a afluir ao “Verso”, o espectáculo que o mágico português Helder Guimarães estreou em Nova Iorque, na semana passada, e que conquistou desde logo a imprensa norte-americana.

“Um mestre da ilusão” (The New York Times), “Um dos melhores mágicos intimistas do mundo” (Time Out New York) e “Um ás de trunfo” (The Huffington Post) são alguns dos títulos com que os jornais estão a noticiar a nova performance do prestidigitador português e que têm atraído à plateia produtores, realizadores, guionistas e atores da Broadway e de Hollywood. Entre eles estão Darren Aronofsky ("Noé" e "O lutador/The wrestler"), Stephen Sondheim (compositor de "Sweeney Todd" e de séries como "Castle" e "Os Simpsons"), Larry Willmore ("The Bernie Mac Show") e Frank Oz (“Rua Sésamo” e “Os Marretas”).
Hélder Guimarães já anteriormente apresentara a sua arte de magia com cartas nos palcos nova-iorquinos, mas esta é a primeira vez que um português é protagonista do espectáculo, além de que é também a primeira vez que toda a equipa criativa é composta por portugueses.
O “Verso”, cuja estreia mundial aconteceu no Porto, cidade-natal do mágico radicado em Hollywood, tem registado casa cheia e continua com apresentações agendadas até Janeiro do próximo ano no New World Stages, o célebre complexo nova-iorquino de artes performativas, localizado no coração de Manhattan e que recebe galas como as dos Tony Awards, Guinness World of Records e prémios Pulitzer, entre outras.
Nesta primeira semana de exibições, Helder Guimarães contou também já na assistência com Seth Godin (empreendedor, autor de livros sobre negócios e orador) e Alex Bornstein (atriz e comediante conhecida como a voz de Lois Griffin na série de animação "Family Guy"), que se juntam a uma extensa lista de famosos que se deixaram seduzir por este e por anteriores espectáculos do mágico, entre os quais Eva Mendes, Barbara Streisand, Steve Martin, Brooke Shields, Elizabeth Hurley, Woody Allen, Maria Sharapova e Aimée Mann.
Intimista e enigmático, o espectáculo de magia com cartas “Verso” é recheado de animação e sai do modelo tradicional das performances de magia, em virtude da postura que vem sendo imagem de marca de Helder Guimarães e também da criatividade da equipa que assegura a produção: Catarina Marques (direção artística), Rodrigo Santos (encenação), Pedro Vieira de Carvalho (desenho de luz) e Pedro Marques (banda sonora).


In Beauty antecipa novidades e tendências nos cuidados de beleza

Barbas disputam atenção com cabelos, nail art e estética

O segmento da sofisticação masculina junta-se aos vários interesses da mulher moderna em termos de beleza pessoal para disputar os focos da In Beauty – Feira Internacional de Estética, Cosmética e Cabelo, que está de regresso ao MEO Arena, em Lisboa, entre 15 e 17 de outubro.

"O homem moderno, urbano e sofisticado assume cada vez mais as suas preocupações com hábitos saudáveis e com cuidados de beleza. Era mais do que justificado conceder-lhe mais atenção e ir ao encontro dos seus interesses com espaços específicos na In Beauty", explica a diretora da feira, Carla Maia.
Nesse espírito, surge o "Bairro dos Barbeiros/Barbers Corner", dedicado às técnicas de barbearia e espelhando o reaparecimento desta. Além disso, vão estar presentes alguns dos melhores barbeiros do país, pois o programa inclui a II edição do concurso "Challenge CACP Barber Shop", promovido pelo Clube Artístico dos Cabeleireiros de Portugal com o objetivo de fomentar novos talentos no mercado da beleza masculina.
Para além desta novidade, a quarta edição da In Beauty, contará também, e como já vem sendo habitual, com fashion shows que inspiram os profissionais de cabelos, com as tendências de cores que dominam a nail art, assim como a filosofia zen que dá o mote para a área da estética. Esta última conta, ainda, com o I Congresso Internacional de Esteticismo Profissional, uma parceria entre a In Beauty e a ANEP (Associação Nacional de Esteticismo Profissional) e que tem como convidada de honra a diva do teatro e da canção Rita Ribeiro.
Outras caras conhecidas passam também pela feira, seja em visita ou em promoção de diversas marcas, estando já confirmadas as presenças de nomes como Vanessa Martins, Joana Duarte, Diana Pereira, Adriane Garcia, Merche Romero, Filipa Castro, Mónica Jardim, Mónica Sofia e Rubim.
É, por isso, num ambiente recheado de glamour que o grande evento da beleza, do estilo e do bom gosto espera receber mais de 20 mil visitantes, entre profissionais e público em geral, tendo por mote "Green is the new black".
"Queremos dar relevo à verdadeira origem e essência da beleza, em que os tons da natureza são privilegiados", explica Carla Maia, recordando que "as essências naturais nos cosméticos e as preocupações ecológicas são um tema com relevância cada vez maior para as marcas e para os consumidores, não só pelas preocupações ambientais, mas também porque se associa crescentemente à qualidade de vida e aos hábitos saudáveis".
Paralelamente, os shows de cabelos, campeonatos de nail art e workshops de unhas vão desenrolar-se ao longo dos três dias da In Beauty, com vários profissionais de renome a demonstrarem novas técnicas e a revelarem as tendências da próxima estação, nomeadamente em termos de cores, técnicas e estilos.

HORÁRIOS
15 de outubro – 14h00 / 22h00 | aberta ao público
16 de outubro – 10h00 / 19h00 | aberta ao público
17 de outubro – 10h00 / 19h00 | SÓ PARA PROFISSIONAIS