Número total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Robert Parker pontua com excelência dois vinhos da Quinta do Portal

«Quinta do Portal Grande Reserva Tinto 2011» e «Auru 2011»
merecem destaque internacional

A Quinta do Portal volta a ver reconhecida a excelência dos seus vinhos com mais duas pontuações de grande relevo atribuídas por Robert Parker, um dos críticos mais conceituados a nível mundial.



Em Hong Kong, a ‘Wine Advocate’, revista norte-americana da especialidade, que tem em Parker uma referência, realiza o Matter of Taste onde o Portal Grande Reserva Tinto 2011 e o Auru 2011 alcançaram 94 pontos numa bitola máxima de 100, o que atesta a qualidade destes dois vinhos do produtor do Douro, que já tinha visto estas mesmas referências premiadas noutros certames nacionais e internacionais.
O Quinta do Portal Grande Reserva Tinto 2011 afirma-se, assim, como um vinho com parâmetros superlativos, tendo já este ano vencido o prémio de ‘Melhor vinho do ano’ no concurso «Vinhos de Portugal». Nessa altura, tal distinção saiu também de um veredicto dado por nomes como Jancis Robinson ou Julia Harding. O know-how da equipa de enologia da Quinta do Portal na produção de «Grandes Reservas» data já de 1996, e a empresa só avança para o seu engarrafamento em anos de colheitas excepcionais, o que permite que o vinho evolua em garrafa por muitos anos.
Os vinhos com a chancela Auru são o topo de gama da Quinta do Portal e resultam de uvas das melhores vinhas das propriedades da empresa. Estagiam 14 meses em barricas de carvalho francês e têm um aspecto retinto e denso, sendo vinhos que evoluem muito bem em garrafa, sendo muito apreciados por coleccionadores.

Sediada em Celeirós do Douro, Sabrosa, a Quinta do Portal dedica-se ao conceito boutique winery, e, até há pouco tempo, especialmente à produção de vinhos DOC Douro, vinhos do Porto de categorias especiais e moscatéis. Na porta de entrada do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial da Humanidade da Unesco, conta ainda com uma vertente enoturística assente em duas unidades de turismo rural, num armazém de envelhecimento de vinhos desenhado pelo arquitecto Siza Vieira e um distinto restaurante que têm merecido vários prémios. Os galardões conquistados nacional e internacionalmente pelos seus vinhos têm conferido à Quinta do Portal uma marca de qualidade e distinção.