Número total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de junho de 2018

97 pontos no maior concurso mundial de vinhos atestam qualidade dos moscatéis produzidos no Douro

‘Portal Moscatel Reserva’ bate recorde e traz Platina!

É a maior pontuação alguma vez atribuída a um moscatel do Douro em concursos com o prestígio do ‘Decanter World Wine Awards’. O Portal Moscatel Reserva 1996 atingiu 97 pontos em 100 possíveis, no que resulta em mais um atestado de qualidade aos moscatéis do Douro e à Quinta do Portal em particular.

A pontuação concedeu ao vinho da empresa sediada em Sabrosa uma ‘Medalha de Platina’, o mais alto prémio do certame, que tem mais de 15 mil vinhos em prova. Fica assim demonstrado o virtuosismo da equipa de enologia da Quinta do Portal, liderada pelo enólogo Paulo Coutinhono tratamento da casta moscatel, que durante muitos anos foi desprezada na região, mas que mostra potencialidades para se impor a nível internacional e competir com a região da Península de Setúbal, tradicionalmente mais virada para a produção desta categoria de vinhos.
Quinta do Portal conta a seu favor com alguns factores diferenciadores que lhe conferem vantagens competitivas no tratamento desta casta. Para lá do know-how adquirido, tem uma área significativa de produção própria de uvas e tem parcerias com outros produtores da região de Favaios, a sub-região do Douro mais afamada na produção de moscatéis. Recentemente, estabeleceu uma parceria com a distribuidora do Licor Beirão, a Companhia Espirituosa, abrindo portas nos canais de venda ao Mural Favaios, outro moscatel com a chancela da Quinta do Portal, que tem registado um excelente comportamento no mercado.
O «Quinta do Portal Moscatel Reserva 1996», (100% por cento moscatel galego) envelhece em cascos velhos de carvalho, bem ao estilo dos tawnies velhos. De cor aloirada, este vinho apresenta aromas de pêra e maçã verdes, e um caramelizado sem nunca deixar a elegância. Ideal para sobremesas, tem todas as características únicas que podemos encontrar nos vinhos generosos do Douro. Esta é a mais alta distinção internacional alcançada por este vinhos, mas já anteriormente tinha recebido medalhas de ouro no International World Challenge ou no Concurso Ibérico de Moscatel, tendo ainda passado a barreira dos 90 pontos na Wine Advocate.

Sobre a Quinta do Portal
Sediada em Celeirós do Douro, Sabrosa, a Quinta do Portal dedica-se ao conceito boutique winery e, até há pouco tempo, especialmente à produção de vinhos DOC Douro, vinhos do Porto de categorias especiais e moscatéis. Na porta de entrada do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial da Humanidade da Unesco, conta ainda com uma vertente enoturística assente em duas unidades de turismo rural, num armazém de envelhecimento de vinhos desenhado pelo arquitecto Siza Vieira e num distinto restaurante que têm merecido vários prémios. Os galardões conquistados a nível nacional e internacional pelos seus vinhos têm conferido à Quinta do Portal uma marca de qualidade e distinção.

Sem comentários:

Enviar um comentário